Governo do Distrito Federal
4/09/23 às 17h00 - Atualizado em 7/09/23 às 16h13

🗳️ 🗓️ Prazo de cadastro nas eleições dos conselhos de segurança vai até o dia 26

 

Por Marcelo Klotz, da ASCOM/SSP-DF

 

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) prorrogou o prazo para cadastro de eleitores no processo eleitoral dos conselhos comunitários de segurança (Consegs). Agora, quem quiser participar das eleições terá até o dia 26 para se cadastrar.

 

Entre outras atribuições, Consegs podem sugerir programas para estimular maior produtividade dos agentes de segurança pública| Foto: SSP/Divulgação

 

Publicada nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a medida traz também a possibilidade de uso de cédulas de papel nos casos em que não seja possível o uso das urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE/DF). A data de votação e apuração das urnas permanece inalterada, estando prevista para 29 de outubro.

 

Os Consegs são canais de participação popular de caráter consultivo e deliberativo pelos quais a população pode auxiliar os órgãos de segurança pública do DF, encaminhando as demandas de cada região às autoridades governamentais.

 

São órgãos de participação voluntária e sem fins lucrativos, que têm como finalidade estimular a participação da comunidade no processo político que impacta diretamente a segurança da região do conselho. Além disso, entre outras atribuições, os conselheiros sugerem programas para estimular maior produtividade dos agentes de segurança pública, incentivando a integração e a interação da comunidade com as lideranças comunitárias e com as forças de segurança pública do DF.

 

Como participar

O processo para se cadastrar é simples e rápido. No cadastro, o interessado deve anexar o Título de Eleitor, um documento oficial com foto e o comprovante de residência. O eleitor deve ter domicílio eleitoral no DF na área de abrangência do Conseg para o qual pretende votar.

 

O voto é facultativo, sigiloso e voluntário. Para acessar o sistema de cadastro, é preciso ter uma conta no serviço de autenticação do Governo Federal (GovBr). Mais informações estão disponíveis neste link do site da SSP/DF.

 

Edição: João Roberto, da ASCOM/SSP-DF, e Chico Neto, da Agência Brasília.

Governo do Distrito Federal