João Roberto, da Ascom/SSP-DF
A Portaria Conjunta nº 15, de 30 de outubro de 2023, reestruturou o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopa), no âmbito do Sistema de Segurança Pública do Distrito Federal e da Governadoria do Distrito Federal. Esta medida revoga a Portaria Conjunta nº 03, de 14 de março de 2014.
As operações aéreas desempenham um papel fundamental na prevenção, resposta e combate a uma variedade de situações de risco, como busca e resgate de pessoas desaparecidas, por exemplo, quando o tempo é um fator determinante para salvar vidas | Foto: Divulgação/SSP-DF
A reestruturação do Centro Integrado de Operações Aéreas visa à guarda, manutenção e preparação das aeronaves pertencentes ao Sistema de Segurança Pública do Distrito Federal e ao Gabinete do Governador. As instalações estão situadas em um hangar no Aeroporto Internacional de Brasília e serão disponibilizadas em regime de utilização compartilhada.
As operações aéreas têm se destacado como um elemento essencial na promoção e manutenção da segurança pública no DF e, ainda, em apoio a outras unidades da federação. Essas ações desempenham um papel fundamental na prevenção, resposta e combate a uma variedade de situações de risco, como busca e resgate de pessoas desaparecidas, por exemplo, quando o tempo é um fator determinante para salvar vidas.
O Ciopa é composto pelos seguintes órgãos: Gabinete do Governador, Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e Casa Militar do Distrito Federal (CMDF).
A coordenação do Centro será rotativa, começando com a PCDF, seguida pela CMDF, PMDF, Detran e Bombeiros, respectivamente.