Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/09/23 às 14h49 - Atualizado em 20/09/23 às 14h51

ūüßĮGDF realiza simula√ß√£o de acidente com material inflam√°vel

Agência Brasília

 

As for√ßas de seguran√ßa do Distrito Federal e as empresas integrantes do Plano de Aux√≠lio M√ļtuo (PAM) participaram, nesta quarta-feira (20), de uma simula√ß√£o de acidente automobil√≠stico envolvendo material inflam√°vel. A a√ß√£o ocorreu na Rota de Seguran√ßa, no Setor de Inflam√°veis (SIN), e contou com a atua√ß√£o de cerca de 150 funcion√°rios das empresas privadas e dos √≥rg√£os do GDF.

 

O objetivo da a√ß√£o √© preparar os funcion√°rios da iniciativa privada e das for√ßas de seguran√ßa do DF para lidarem com situa√ß√Ķes emergenciais de risco envolvendo produtos perigosos | Fotos: Paulo H. Carvalho/Ag√™ncia Bras√≠lia

Na ocasi√£o, houve a simula√ß√£o de uma colis√£o entre um caminh√£o-tanque, abastecido a diesel, com um √īnibus de transporte coletivo com passageiros fict√≠cios. Durante a simula√ß√£o, os envolvidos precisaram atuar no socorro √†s v√≠timas e no combate ao princ√≠pio de inc√™ndio e ao vazamento do combust√≠vel.

 

O objetivo da a√ß√£o √© preparar os funcion√°rios da iniciativa privada e das for√ßas de seguran√ßa do DF para lidarem com situa√ß√Ķes emergenciais de risco envolvendo produtos perigosos.

‚ÄúEssa simula√ß√£o √© fundamental porque as grandes empresas t√™m seus planos de combate √† emerg√™ncia e √© importante que a gente saiba como √© a atua√ß√£o deles para que possamos dar o apoio necess√°rio‚ÄĚ, afirmou o coordenador de Opera√ß√Ķes da Defesa Civil do DF, tenente-coronel Gabriel Mota de Carvalho.

 

Na ocasi√£o, houve a simula√ß√£o de uma colis√£o entre um caminh√£o-tanque, abastecido a diesel, com um √īnibus de transporte coletivo com passageiros fict√≠cios

De acordo com ele, a simula√ß√£o tamb√©m aperfei√ßoa a atua√ß√£o dos √≥rg√£os do GDF em casos de emerg√™ncias de risco com produtos perigosos. ‚ÄúO mais importante para o governo √© entender as compet√™ncias de cada √≥rg√£o e saber qual √© a sua a atua√ß√£o. Essa atividade treina a equipe para atuar em caso de um acidente como esse realmente acontecer no DF, sabendo da compet√™ncia dos √≥rg√£os e cada um atuando de forma integrada no socorro‚ÄĚ, defendeu.

 

A simula√ß√£o contou com a atua√ß√£o de diversos √≥rg√£os do governo, como o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Defesa Civil, Departamento de Tr√Ęnsito (Detran-DF), Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF), Instituto Bras√≠lia Ambiental, Ex√©rcito Brasileiro, Companhia de Saneamento Ambiental e Secretaria de Sa√ļde do DF (SES-DF).

 

PAM

O Plano de Aux√≠lio M√ļtuo (PAM) √© uma colabora√ß√£o entre √≥rg√£os e for√ßas de seguran√ßa do Governo do Distrito Federal (GDF) com empresas volunt√°rias do ramo de combust√≠veis e inflam√°veis com o objetivo de preparar e capacitar profissionais para tra√ßar protocolos de atua√ß√£o em situa√ß√Ķes emergenciais.

 

Durante a simulação, os envolvidos precisaram atuar no socorro às vítimas e no combate ao princípio de incêndio e ao vazamento do combustível

Atualmente, 15 empresas do ramo de manejo de produtos perigosos integram o PAM, cuja subcoordenação compete à Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do DF.

 

‚ÄúO PAM √© a uni√£o das empresas que atuam em casos de emerg√™ncias. O simulado vem justamente para agregar a atua√ß√£o dos √≥rg√£os do governo junto √† iniciativa privada no socorro a uma eventual emerg√™ncia, que pode acontecer em qualquer local, em qualquer ambiente‚ÄĚ, defendeu o coordenador do PAM, Dilson Oliveira de Souza.

 

Além do PAM, o DF conta com a Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2), que tem o objetivo de trazer estratégias para garantir a segurança dos funcionários de manejo de produtos perigosos.

 

 

Governo do Distrito Federal