24/03/23 às 19h43 - Atualizado em 27/03/23 às 13h44

­čÜť­čÜŚDF Livre de Carca├žas recolhe 58 ve├şculos abandonados de Ceil├óndia

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Em mais uma etapa da Opera├ž├úo DF Livre de Carca├žas, retomada na ├║ltima semana, foram recolhidos 58 ve├şculos abandonados das ruas de Ceil├óndia entre segunda (20) e esta sexta-feira (24). Coordenada pela Secretaria de Seguran├ža P├║blica (SSP-DF), a a├ž├úo integrada re├║ne administra├ž├Áes regionais, Pol├şcia Militar do Distrito Federal (PMDF), Departamento de Tr├ónsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), SLU, DF Legal e Secretaria de Sa├║de, por meio da Diretoria de Vigil├óncia Ambiental (Dival).

Mapeadas pelas administra├ž├Áes regionais a partir de monitoramento e den├║ncias na Ouvidoria do GDF, as carca├žas recolhidas pela opera├ž├úo conjunta s├úo levadas para o dep├│sito do 3┬║ Distrito Rodovi├írio, do DER-DF, onde os agentes de Vigil├óncia Ambiental aplicam solu├ž├Áes na ├ígua parada e fazem o controle vetorial | Fotos: Divulga├ž├úo/SSP-DF

ÔÇťIniciamos uma nova fase da Opera├ž├úo DF Livre de Carca├žas, que tem como objetivo contribuir com a seguran├ža da popula├ž├úo, com a limpeza e est├ętica das cidades e, ainda, para atuar em conson├óncia com as medidas do Governo do Distrito Federal (GDF) no enfrentamento das doen├žas transmitidas pelo mosquito┬áAedes aegyptiÔÇŁSandro Avelar, secret├írio de Seguran├ža P├║blica

O objetivo ├ę, al├ęm de contribuir com a sensa├ž├úo de seguran├ža da popula├ž├úo, eliminar focos do┬áAedes aegypti┬áÔÇô transmissor da dengue, zika e chikungunya. A orienta├ž├úo junto ├á popula├ž├úo quanto aos cuidados necess├írios para acabar com os criadouros do mosquito ├ę uma das prioridades dos servidores dos ├│rg├úos participantes. A atua├ž├úo est├í alinhada junto ├á Sala Distrital Permanente de Coordena├ž├úo e Controle das A├ž├Áes de Enfrentamento ├ás Doen├žas Transmitidas pelo┬áAedes┬á(SDCC), que aponta as regi├Áes administrativas com maior necessidade da opera├ž├úo.

ÔÇťIniciamos uma nova fase da Opera├ž├úo DF Livre de Carca├žas, que tem como objetivo contribuir com a seguran├ža da popula├ž├úo, com a limpeza e est├ętica das cidades e, ainda, para atuar em conson├óncia com as medidas do Governo do Distrito Federal (GDF) no enfrentamento das doen├žas transmitidas pelo mosquito┬áAedes aegyptiÔÇŁ, ressalta o secret├írio de Seguran├ža P├║blica, Sandro Avelar.

A opera├ž├úo re├║ne administra├ž├Áes regionais, Pol├şcia Militar do Distrito Federal (PMDF), Departamento de Tr├ónsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), SLU, DF Legal e Secretaria de Sa├║de, por meio da Diretoria de Vigil├óncia Ambiental (Dival)

Para a secret├íria executiva de Pol├şticas P├║blicas, Meire Mota, a retomada da opera├ž├úo conjunta ├ę essencial para a├ž├Áes do GDF. ÔÇťCom o comprometimento dos envolvidos e, principalmente, das administra├ž├Áes regionais e apoio da popula├ž├úo no trabalho de localiza├ž├úo dessas carca├žas, estamos conseguindo promover uma grande limpeza nas cidades. Esse retorno da DF Livre de Carca├žas ├ę a soma sa├║de, prote├ž├úo ambiental e seguran├ža, que s├úo pol├şticas p├║blicas fundamentais para o bem-estar da nossa popula├ž├úoÔÇŁ.

As carca├žas s├úo mapeadas pelas administra├ž├Áes regionais a partir do monitoramento e den├║ncias na Ouvidoria do GDF. Os Conselhos de Seguran├ža (Consegs) tamb├ęm contribuem com a lista.

ÔÇťA partir das informa├ž├Áes que chegam ├á Secretaria de Seguran├ža P├║blica (SSP), temos a possibilidade de identificar e geomapear o material. A partir da├ş, contactamos os ├│rg├úos envolvidos e preparamos a a├ž├úo integrada para recolhimento dos ve├şculosÔÇŁ, explica o subsecret├írio de Integra├ž├úo de Pol├şticas em Seguran├ža P├║blica, tenente-coronel Jasiel Fernandes. ÔÇťImportante ressaltar que recolhemos autom├│veis que n├úo sejam produtos de algum ato il├şcito, como furto, roubo ou assalto. Nos casos de identifica├ž├úo de situa├ž├Áes criminosas, a Pol├şcia Civil ├ę chamadaÔÇŁ, completa.

Os carros recolhidos s├úo levados para o dep├│sito do 3┬║ Distrito Rodovi├írio, do DER-DF, onde os agentes de Vigil├óncia Ambiental aplicam solu├ž├Áes na ├ígua parada e fazem o controle vetorial.

Como denunciar

O governo conta com dois canais para den├║ncias: a Ouvidoria do GDF, pelo site┬áhttps://www.participa.df.gov.br/┬áou pelo n├║mero 162, e nas pr├│prias administra├ž├Áes regionais. Ao enviar a informa├ž├úo, ├ę importante incluir detalhes que facilitem a localiza├ž├úo dos ve├şculos, como endere├žo, ponto de refer├¬ncia e, se poss├şvel, fotos.