Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
23/05/25 às 16h15 - Atualizado em 23/05/25 às 16h16

PCDF devolve 430 celulares a proprietários e lança serviço de consulta de aparelhos

Agência Brasília

 

Nesta sexta-feira (23), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai devolver 430 aparelhos celulares aos seus legítimos proprietários. A ação é resultado da terceira fase da Operação Rastreamento Final, conduzida pelos Departamentos de Polícia Circunscricional (DPC) e de Inteligência, Tecnologia e Gestão da Informação (DGI). A iniciativa integra também a segunda etapa da Operação Mobile, deflagrada simultaneamente por diversas polícias civis do país.

A primeira fase da Operação Rastreamento Final, realizada em outubro de 2024, devolveu 184 celulares aos seus proprietários. Na segunda fase, em dezembro do mesmo ano, outros 135 aparelhos foram restituídos | Foto: Divulgação/PCDF

 

Os celulares roubados ou furtados foram recuperados por meio de trabalhos de inteligência e investigação realizados pelas delegacias da PCDF. A entrega dos aparelhos será feita no auditório do edifício-sede da Delegacia-Geral da PCDF, das 10h às 12h.

Na primeira fase da operação, realizada em outubro de 2024, foram devolvidos 184 celulares. Na segunda fase, em dezembro do mesmo ano, outros 135 aparelhos foram restituídos. De janeiro de 2021 a maio de 2025, a PCDF já recuperou 13.691 celulares por meio de investigações conduzidas pelas Delegacias Circunscricionais.

Consulta IMEI

Durante o evento, será lançado o serviço Consulta IMEI, disponível no site da PCDF. A ferramenta permite que o cidadão informe os 15 dígitos do IMEI do aparelho para verificar se há alguma restrição registrada no sistema, como roubo ou furto. O objetivo é oferecer mais segurança na compra de celulares usados. O serviço pode ser acessado por este link.

A PCDF reforça a importância de combater o crime de receptação de celulares. Ao adquirir um aparelho, é fundamental exigir nota fiscal e verificar sua procedência. A compra de produtos oriundos de crimes contribui para a impunidade dos criminosos e alimenta outras práticas ilícitas. A população também deve denunciar qualquer atividade suspeita.

Governo do Distrito Federal