Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/18 às 19h36 - Atualizado em 29/10/18 às 12h56

SSP/DF se reúne com conselhos comunitários de segurança

COMPARTILHAR

Durante encontro, foi anunciado o avanço do projeto de videomonitoramento; Distrito Federal já conta com 179 câmeras de segurança, um aumento de 148,6% desde outubro

 

Joaquim São Pedro

 

O secretário da Segurança da Segurança Pública e da Paz Social, Cristiano Sampaio, presidiu reunião com os Conselhos Comunitários de Segurança Pública, nesta quarta-feira (2), que durou mais de quatro horas.  Ele esteve frente a frente com dezenove presidentes desses conselhos para reforçar o diálogo e a certeza de que, de ambas as partes, governo e Consegs, há a mais construtiva intenção de trabalhar para que o programa Viva Brasília Nosso Pacto pela Vida continue produzindo os bons resultados.

 

Foram apresentadas pelos dirigentes, representantes das comunidades, diversas reinvindicações, preocupados com questões pontuais, como iluminação, poda de árvores, manutenção de espaços de lazer, e até mesmo de mais presença policial em áreas vulneráveis.

 

Nenhuma das questões, no entanto, ficou sem resposta do secretário, que a todas pontuou e justificou, reforçando, porém, a importância e a necessidade de maior participação dos representantes dos Consegs nas reuniões das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). Esses encontros são o fórum adequado para que as demandas sejam apresentadas ao Governo e que as ações de atendimento a elas sejam planejadas e, em seguida, executadas pela Secretaria e pelas forças de segurança.

 

Nesse ponto, a identificação das manchas criminais – um trabalho conjunto da SSP, pelas análises e pela atividade dos seus articuladores, das regiões administrativas, dos Consegs, e pela efetiva ação das Polícias Civil e Militar – tem produzido a redução da criminalidade nas diversas regiões administrativas do Distrito Federal, e ampliado a sensação de segurança dos moradores do Distrito Federal.

 

Todos os representantes dos Consegs falaram depois que o secretário empenhou a sua disposição de trabalhar em conjunto com as entidades, de forma integrada e planejada, seguindo orientação e diretriz do governador Rodrigo Rollemberg de reforçar e estreitar o diálogo com a sociedade civil, o que tem sido marca do seu governo.

 

Outra boa notícia apresentada pelo secretário foi o aumento de câmeras de segurança em funcionamento nas regiões administrativas. Hoje, o Distrito Federal conta com 179 equipamentos ativos, enquanto que em outubro do ano passado eram 72, ou seja, um crescimento de 148,6%.  Isso foi possível depois que a SSP/DF conseguiu destravar o projeto de videomonitoramento. Há previsão de outro montante passar a funcionar nos próximos meses.

Na visão do titular da SSP/DF, a continuidade e entrega completa desse projeto será determinante para reforçar as políticas de prevenção da segurança pública e na elucidação de eventuais crimes. Cristiano Sampaio também trabalha para buscar a integração com a iniciativa privada, como, por exemplo, de comércios, que passariam a disponibilizar imagens de câmeras para a central que recebe os dados, na SSP/DF. Assim, mais locais seriam “vigiados”, facilitando o trabalho das forças de segurança.

 

Participaram da reunião os seguintes representantes de Consegs:

 

– Riacho Fundo I: Washington Carlos da Silva

 

– Riacho Fundo II: José Pereira Neto

 

– Jardim Botânico: Flávio Henrique Santos

 

– Planaltina: Nilton Vaz da Silva

 

– Núcleo Bandeirante: Roberto Carvalho

 

– Varjão: Joana Regina da Silva

 

– Taguatinga: Marta Lima

 

– Cruzeiro: Marcelo Augusto Santana

 

– São Sebastião: Luciene de Souza

 

– Vicente Pires: Wilmar Rodrigues Ferreira

 

– Brasília Centro: Flávia Portela (também presidente da Feconseg)

 

– Parkway: Marcelo de Carvalho Silva

 

– Brasília:  Maria Celeste e  Alcino Marçal

 

– Brazlândia Rural: Ricardo José Alcantara

 

– Samambaia: Domicílio Silva do Carmo

 

– Sudoeste: Adeildson Duarte

 

– Paranoá: Sérgio Antônio dos Santos

 

– Tororó: Viviane Fidelis