Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Perfil dos subsecretários

Subsecretário de Administração Geral: Álvaro Henrique dos Santos

Delegado da Polícia Civil há 18 anos, atuou na 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Centro) e na 4ª DP (Guará). Ocupa há dez anos a subsecretaria de Administração Geral da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

 

Subsecretário de Gestão da Informação: Marcelo Ottoni Durante

É doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto III da Universidade Federal de Viçosa. Além de sólida formação acadêmica possui ampla experiência na área de pesquisa, gestão e monitoramento de políticas públicas de segurança. Entre outras funções esteve à frente por mais de 6 anos da Coordenação Geral de Pesquisas e Análise da Informação da Secretária Nacional de Segurança/MJ.

 

Subsecretária de Segurança Cidadã: Andréia de Oliveira Macêdo

A subsecretária de segurança cidadã atua há 13 anos na gestão da segurança pública. É socióloga e desenvolveu anteriormente trabalhos na Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Nacional de Juventude, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 2015, foi coordenadora do programa Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, na SSP-DF.

 

Subsecretário de Ensino e Valorização Profissional: Márcio de Souza Matos

Coronel da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF). Foi comandante-Geral da corporação, em 2011, e um ano em seguida atuou como subsecretáriode Planejamento e Capacitação da SSP/DF. Também foi comandante do Centro de Treinamento Operacional do CBMDF, do Colégio Militar Dom Pedro II e de diversas companhias regionais. Tem vasta experiência como Diretor de Finanças e Ordenador de Despesas do CBMDF e como Diretor de Ensino e Instrução. Passou ainda pelo Departamento de Ensino e Pesquisa, Ciências e Tecnologia do CBMDF. Foi capacitado pelo Exército Brasileiro em Técnicas de Ensino (1996). Realizou cursos voltados para Gestão de Riscos, em Cartagena (2004); Sistema de Defesa Civil, em Paris (2008); Metodologia de Ensino à Distância pela Universidade de Brasília (2006), entre outros.

 

Subsecretário de Operações Integradas: Julian Rocha Pontes

Coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Antes de ocupar o cargo na SSP/DF, passou pela chefia da Secretaria Especial de Ordem Pública da PMDF. Dentro da instituição também foi o comandante de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), atuando na coordenação da tropa em diversas manifestações populares e eventos no centro de Brasília, por exemplo. Foi ainda comandante Centro de Treinamento e Especialização e da Rotam.

 

Além da graduação em Ciências Policiais, pela Academia de Polícia Militar de Brasília, é formado em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília e pós-graduado em Segurança Pública e em Direito Público, respectivamente, pelo Centro de Ensino da Polícia Militar do Estado da Paraíba e pelo Instituto de Direito Público do Distrito Federal – IDP.

 

Subsecretário de Inteligência: Anderson Jorge Damasceno Espíndola

Delegado de Polícia Civil há 22 anos. Antes de ocupar tal cargo, foi subsecretário do Sistema Peniteniciário (Sesipe). Já foi Diretor-Geral Adjunto da PCDF e, em 2007, passou também pela Sesipe como subsecretário e Diretor-Geral do Núcleo de Custódia de Brasília – atual Centro de Detenção Provisória (CDP). Na vasta carreira dentro de sua instituição, trabalhou como Chefe Adjunto da 33ª DP de Santa Maria, Chefe e Chefe Adjunto da 1ª DP da Asa Sul, Chefe da Delegacia de Roubos e Furto de Veículos, Chefe da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos, Chefe da 4ª DP do Guará, Coordenador Regional de Polícia Sul e Coordenador Regional de Polícia Metropolitana.

 

Subsecretário do Sistema de Defesa Civil: Sérgio José Bezerra

Coronel da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros. É especialista em Gestão de Riscos e Desastres com experiência nacional e internacional. Atua na atividade de Defesa Civil há 20 anos.

 

Subsecretário do Sistema Penitenciário: Celso Wagner Lima

Ingressou na Polícia Civil do Distrito Federal em 1991 como agente de polícia, tornou-se delegado da instituição em 1999. Desde então, trabalhou em quatro delegacias do Distrito Federal até que, em 2006, entrou para o sistema penitenciário. Entre 2006 e 2008, foi vice-diretor das penitenciárias do Distrito Federal I e II, assumindo, em 2008, o cargo de diretor da Penitenciária do Distrito Federal I. Foi, ainda, coordenador da Escola Penitenciária e subsecretário de Administração geral da Secretaria de Justiça entre os anos de 2015 e 2016.

O último cargo, assumido em 2017, foi de coordenador-geral da Subsecretaria do Sistema Penitenciário. Celso Wagner é graduado em Direito e possui pós-graduação em Gestão Policial Judiciária.