Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

Secretário de Segurança Pública

Sandro Torres Avelar

 

Sandro Avelar

Sandro Torres Avelar é delegado de Polícia Federal, formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela UnB/Academia Nacional de Polícia (ANP). Também concluiu o Curso Superior de Polícia – Gestão de Políticas de Segurança Pública, pela Universidade Estadual de Tocantins (UNITINS) e ANP.

 

Natural de Goiânia e criado em Brasília, Avelar já esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), entre 2011 e 2014, onde foi responsável por implementar políticas para redução da criminalidade – por meio do Programa Ação Pela Vida – com foco na regionalização do combate à criminalidade e integração entre as forças de segurança.

 

 

Antes de ser nomeado na SSP/DF, ocupava, desde dezembro de 2021, o cargo de diretor-executivo da Polícia Federal, onde também esteve entre os anos de 2017 e 2018. Logo depois, entre 2018 e 2021, foi adido Policial Federal no Reino Unido.

 

Entre 2006 e 2010, foi presidente da Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal (ADPF) e, em 2010 e 2011, foi diretor do Sistema Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Atuou também como presidente da Federação dos Delegados de Polícia Federal (FENADEPOL), entre 2016 e 2017, e vice-presidente da Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (CONACATE), no ano de 2017.

 

Em sua trajetória na Polícia Federal, coordenou, entre 2005 e 2006, investigações e operações policiais voltadas ao combate ao crime organizado, e foi chefe da Divisão de Estudos Legislação e Pareceres, na sede da Polícia Federal, em Brasília, entre 2004 e 2005. Avelar também atuou como coordenador de Retiradas Compulsórias, de 2001 a 2004, e foi chefe da Divisão de Recrutamento e Seleção da Academia Nacional de Polícia (ANP), entre 1999 e 2001, ano em que ingressou como professor na Academia.

 

Em 2003, foi membro do Comitê Nacional de Refugiados, no MJSP, e, entre 2008 e 2009, foi membro da Comissão de Juristas responsável pela reforma do Código de Processo Penal, no Senado Federal.

 

Em reconhecimento à expressiva atuação na Segurança Pública do DF, Sandro Avelar foi condecorado com o título de Cidadão Honorário do Distrito Federal, em 2016. Entre as comendas recebidas nos planos Federal e Estadual, o secretário recebeu as medalhas Mérito da Segurança Pública do Distrito Federal, Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Alferes Joaquim da Silva Xavier “Tiradentes” Grau Grã-Cruz da Polícia Militar do Distrito Federal, Mérito da Ordem Pública e Social do Distrito Federal, da Secretaria da Ordem Pública e Social do Distrito Federal, a Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal “Imperador Dom Pedro II” – Grau Comendador e da Defesa Civil do Distrito Federal.

 

Governo do Distrito Federal