☎ Telefones de emergências

Ajudando o cidadão na hora de uma emergência ou urgência

A Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) recebe ligações de emergências e urgências que necessitam do atendimento da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Trânsito (Detran), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Para isso, a população conta com os telefones 190, 193, 112 e 911. Estes dois últimos podem ser acionados por estrangeiros da Europa e dos Estados Unidos, respectivamente, que estiverem no Distrito Federal e ligarem de seus celulares. Outro telefone disponível é o 199, que é para os serviços da Defesa Civil.

Como é o atendimento?

O cidadão que ligar para um desses números precisa informar o nome, a urgência ou emergência do fato e o local onde ele está acontecendo – indicando pontos de referência, se possível, para facilitar a localização.

O prazo para a execução do atendimento é imediato, mas cada chamada passa por triagem e tem uma prioridade. Se tratando de uma situação que necessite de socorro ou algum tipo de intervenção imediatos, viaturas da área do fato são acionadas para o atendimento.

Como é o fluxo do atendimento?

Todos os dias, os profissionais da Ciade atendem uma média de 10 mil ligações. Além de recebê-las e acionar o socorro para o local do fato relatado pelo cidadão, a Central passou a adotar um sistema moderno de compilação de dados que melhora a organização e a destinação de policiais, bombeiros, agentes de trânsito e demais profissionais para vários pontos das regiões administrativas.

O Sistema Integrado de Gestão de Ocorrências (SIGEO) é uma espécie de mapa que, em tempo real, permite às autoridades de segurança pública verificarem onde e qual tipo de crime está acontecendo com mais frequência naquele momento, segundo os cidadãos que ligam para a Ciade. A ferramenta também é capaz de mostrar quais os locais que mais têm chamados sobre pedidos de algum tipo de socorro ou para acidentes de trânsito.

Ciade não é para pedidos de informações

Muitas vezes, o atendente do 190 e do 193 se depara com alguém pedindo informações sobre serviços do governo. Cada segundo que o profissional fica na linha com esse tipo de situação, uma vida pode ser colocada em risco.

Se precisar de algum esclarecimento sobre serviços e programas do governo, ligue para o telefone 156 ou para a Ouvidoria, pelo 162.

Reclamações

Caso o solicitante do serviço de emergência ou urgência queira fazer alguma reclamação sobre o atendimento, deve registrá-la na Ouvidoria – telefone 162 ou por meio do site http://www.ouv.df.gov.br. Para que a SSP-DF apure o fato, é preciso que o cidadão informe o dia, a hora e o número do telefone que foi feita a ligação.