Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

A Secretaria

 

Sede da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, na Asa Norte. Foto: Mariana Costa/Arquivo/SSP

À Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP/DF) compete propor e implementar a política de segurança pública fixada pelo governador do DF, objetivando a racionalização dos meios e a eficácia do Sistema de Segurança Pública do DF. Para isso, planeja, coordena e supervisiona o emprego operacional da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito, sem interferir na autonomia funcional, administrativa e financeira dessas instituições.

 

Além do papel de articuladora dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do DF, a SSP/DF também trabalha junto aos demais setores do governo do Distrito Federal e à sociedade civil para colocar em prática ações de enfrentamento ao crime e à violência por meio de ações preventivas e de participação comunitária, bem como de repressão qualificada, visando a proteção social e a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Atualmente, o Distrito Federal conta com o Programa Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, criado por meio do decreto n° 36.619/15.