Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/07/23 às 13h43 - Atualizado em 4/07/23 às 14h49

🦺Voluntários são capacitados para atuar em áreas com risco de desastre

Agência Brasília

 

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil inicia na próxima semana cursos para capacitar voluntários em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. O treinamento tem como objetivo formar multiplicadores capazes de identificar as ameaças naturais, que saibam agir com eficiência em casos de desastres e consigam dar suporte em ações de prevenção nas comunidades em que estão inseridos.

 

“Ensinamos noções básicas de defesa civil, de como as pessoas devem agir antes, durante e depois de desastres. Os voluntários poderão atuar de maneira preventiva, contribuindo no repasse das informações para os populares, como agentes multiplicadores, o que facilita as nossas ações principalmente no período chuvoso”Major Cláudio Camelo, assessor técnico da Defesa Civil

De acordo com o órgão, o curso é para líderes comunitários, pessoas que vivem em áreas de risco e para as equipes de obras das administrações regionais. A primeira turma terá aulas na Administração Regional do SCIA/Estrutural, com aulas nas próximas terça (4) e quarta-feiras (5). Há 30 vagas disponíveis e as inscrições estão abertas.

 

“Faz parte da legislação essa capacitação dos voluntários para casos de desastres. Quando as pessoas são da comunidade, é melhor porque conhecem os moradores e a região. E assim conseguem lidar e prestar esclarecimentos para a população de maneira instantânea. Elas são o elo entre a Defesa Civil e a população, principalmente aquela que vive em áreas de risco”, explica o major Cláudio Camelo, assessor técnico da Defesa Civil.

 

O treinamento tem como objetivo formar multiplicadores capazes de identificar as ameaças naturais | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O curso gratuito tem duração de dez horas e será ministrado por agentes do órgão nas administrações regionais. “Ensinamos noções básicas de defesa civil, de como as pessoas devem agir antes, durante e depois de desastres. Os voluntários poderão atuar de maneira preventiva, contribuindo no repasse das informações para os populares, como agentes multiplicadores, o que facilita as nossas ações principalmente no período chuvoso “, diz o assessor.

 

Na Estrutural, a qualificação será voltada principalmente para os moradores da Chácara Santa Luzia, o que, segundo o administrador regional, Alceu Prestes, será muito importante para a comunidade. “Hoje, o maior risco dos moradores do assentamento é com incêndios. A região tem muitos barracos. O treinamento com pessoas da comunidade qualificadas pode evitar tragédias. Serão os próprios moradores orientando uns aos outros”, declara o administrador. Segundo ele, hoje vivem no local mais de 15 mil famílias.

 

Confira, abaixo, as datas dos curso da Defesa Civil neste mês.

→ SCIA/Estrutural: dias 4 e 5
→  Sol Nascente/Pôr do Sol: dias 11 e 12
→ Planaltina: dias 25 e 26.

Governo do Distrito Federal