12/09/23 Ă s 13h31 - Atualizado em 12/09/23 Ă s 13h36

🚔📊 DF registra maior redução de homicĂ­dios no mĂȘs de agosto em 24 anos

Por Adriana Machado, da ASCOM/SSP-DF

AçÔes coordenadas por meio de polĂ­ticas para redução criminal tĂȘm colocado o Distrito Federal em destaque no cenĂĄrio nacional. No inĂ­cio deste mĂȘs, o Distrito Federal se destacou no Ranking de Competitividade de Estados, obtendo o segundo lugar em segurança pĂșblica. Em agosto deste ano, o DF superou o nĂșmero de vidas poupadas nos Ășltimos 24 anos – foram 14 homicĂ­dios computados. No acumulado de janeiro a agosto, o recorde se manteve, tendo sido registrados 148 crimes – 13,5% a menos que no mesmo perĂ­odo de 2022, quando houve 171 mortes.

Trabalho integrado das forças de segurança contribui para a redução de crimes no DF | Foto: Divulgação/SSP-DF

“Em 2022, o DF atingiu o menor Ă­ndice de homicĂ­dios dos Ășltimos 46 anos; a cidade vem mantendo a redução das ocorrĂȘncias do crime como resultado da polĂ­tica de segurança pĂșblica aplicada pelo Governo do Distrito Federal. Atuamos de forma integrada, e nosso desafio Ă© superar nossos bons Ă­ndices, que jĂĄ se destacam no paĂ­s. Estamos constantemente avaliando nossos processos, fazendo adaptaçÔes e buscando cada vez mais canais de interlocução com a população, para que possamos, alĂ©m de reduzir os crimes, aumentar a sensação de segurança e melhorar a qualidade de vida da população”, ressalta o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica do DF, Sandro Avelar.

“Contamos, ainda, com o apoio do governador Ibaneis, que acredita no trabalho integrado das forças de segurança, que se empenham diariamente para colocar em prática nossas políticas de segurança”, completa o secretário.

Uma das formas de atender Ă s demandas da população Ă© por meio dos conselhos comunitĂĄrios de segurança (Consegs). “O processo de escolha dos novos participantes estĂĄ em andamento. e este Ă©, sem dĂșvida, um importante canal para conhecermos, ainda mais de perto, as necessidades e identificar elementos que contribuem com a sensação de segurança, como locais que precisam de melhor iluminação”, reforça o secretĂĄrio.

O nĂșmero de vĂ­timas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – que englobam homicĂ­dios, feminicĂ­dios, latrocĂ­nios e lesĂ”es corporais seguidas de morte – tambĂ©m foi o menor em 24 anos, com 185 mortes entre janeiro e agosto. Isso representa queda de 6,6% em relação ao mesmo perĂ­odo do ano passado, quando foram registradas 198 mortes do tipo.

FeminicĂ­dios

“Combater a violĂȘncia de gĂȘnero continua a ser prioridade para o governo como um todo. Temos programas e açÔes especĂ­ficas para o enfrentamento desse crime, alĂ©m de parcerias com diferentes ĂłrgĂŁos locais. Tivemos diversas açÔes no Ășltimo mĂȘs, devido ao Agosto LilĂĄs, e permanecemos atentos e em busca de alternativas que contribuam para redução desses crimes, como a campanha #NĂŁoaoCovarde, em que nos unimos em uma Ășnica voz para nĂŁo tolerar violĂȘncia contra as mulheres”, afirma o secretĂĄrio-executivo da Secretaria de Segurança PĂșblica do DF (SSP-DF), Alexandre Patury.

Em agosto deste ano houve quatro crimes do tipo, mesmo nĂșmero registrado em agosto de 2022. Ele avalia as estratĂ©gias de prevenção do crime como essenciais para o decrĂ©scimo do delito: “Esse Ă© um crime de fĂĄcil resolução, mas de difĂ­cil prevenção, pois ocorre, na maioria das vezes, dentro da casa da vĂ­tima ou do agressor. NĂŁo queremos que esse crime ocorra, portanto ressaltamos a importĂąncia da denĂșncia para que a mulher saia do ciclo de violĂȘncia e nĂŁo acabe sendo mais uma vĂ­tima. E este Ă© um compromisso de todos nĂłs”.

Crimes contra o patrimĂŽnio

Segurança na Rodoviåria do Plano Piloto; de janeiro a agosto deste ano, roubos em transporte coletivo tiveram redução de 31,4% | Foto: Divulgação/Semob

Os seis crimes contra o patrimĂŽnio monitorados pela SSP-DF – roubos a transeunte, em transporte coletivo, de veĂ­culo, em comĂ©rcio, em residĂȘncia e o furto em veĂ­culo – que impactam diretamente a sensação de segurança da população, registraram queda no acumulado do ano.

De janeiro a agosto, o roubo em transporte coletivo teve a maior redução: 31,4%, passando de 516, ano passado, para 354 este ano, o que corresponde a 162 ocorrĂȘncias a menos. A SSP-DF iniciou, no inĂ­cio do ano, uma sĂ©rie de açÔes especĂ­ficas envolvendo forças de segurança, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e representantes de empresas de ĂŽnibus, entre outros ĂłrgĂŁos, para o enfrentamento a esse crime.

Na sequĂȘncia, tambĂ©m no acumulado do ano, os roubos a transeunte tiveram redução de 21,6%. Os furtos em veĂ­culos (quando objetos sĂŁo subtraĂ­dos sem que a vĂ­tima perceba), roubo em comĂ©rcio e de veĂ­culos tiveram redução de, respectivamente, 20,2%, 17,3% e 15%. O roubo a residĂȘncia teve queda de 14,9%.

A SSP-DF destaca a importĂąncia do registro de ocorrĂȘncias pela população para subsidiar a elaboração de estudos e manchas criminais que monitoram e indicam dias, horĂĄrios e locais de maior incidĂȘncia de cada crime, entre outras informaçÔes relevantes para o processo de investigação.

Esses levantamentos são utilizados na elaboração de estratégias para o policiamento ostensivo da Polícia Militar do DF (PMDF), bem como para a identificação e desarticulação de possíveis grupos especializados por parte da Polícia Civil do DF (PCDF).

Edição: DĂ©bora Cronemberger, da AgĂȘncia BrasĂ­lia