17/03/23 às 18h38 - Atualizado em 17/03/23 às 18h38

ūüöúūüöó1¬™ Opera√ß√£o DF Livre de Carca√ßas do ano recolhe 21 ve√≠culos das ruas

Agência Brasília

Vinte e um veículos abandonados nas ruas do Cruzeiro e do Sudoeste foram recolhidos, durante esta sexta-feira (17), na Operação DF Livre de Carcaças de 2023. Esta é a primeira edição do ano. O trabalho consiste na remoção de carcaças que trazem insegurança e riscos à população, em uma ação integrada dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF)

A Opera√ß√£o DF Livre de Carca√ßas recolhe autom√≥veis largados que n√£o sejam produtos de algum ato il√≠cito, como furto, roubo ou assalto. A primeira a√ß√£o do ano removeu 21 ve√≠culos abandonados nas ruas do Cruzeiro e do Sudoeste | Foto: L√ļcio Bernardo Jr/Ag√™ncia Bras√≠lia

As cidades foram escolhidas para abrir a opera√ß√£o deste ano devido √† quantidade de ve√≠culos deixados nas √°reas p√ļblicas. As carca√ßas s√£o mapeadas pelas administra√ß√Ķes regionais a partir de monitoramento e den√ļncias na Ouvidoria do GDF.

O tenente-coronel Jasiel Fernandes ressalta a quest√£o de sa√ļde p√ļblica, com a redu√ß√£o da prolifera√ß√£o do mosquito da dengue a partir da retirada das carca√ßas abandonadas nas ruas

‚ÄúA partir do momento que as den√ļncias chegam para a Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica (SSP), temos a possibilidade de identific√°-las e geomape√°-las. A partir da√≠, vamos atr√°s para fazer a opera√ß√£o integrada do recolhimento dos ve√≠culos‚ÄĚ, explica o chefe da Unidade de Pol√≠ticas P√ļblicas da SSP, o tenente-coronel Jasiel Fernandes.

S√£o recolhidos os autom√≥veis largados que n√£o sejam produtos de algum ato il√≠cito, como furto, roubo ou assalto. No caso de identifica√ß√£o de situa√ß√Ķes criminosas, a Pol√≠cia Civil √© chamada. As demais carca√ßas s√£o removidas e encaminhadas para a garagem do Departamento de Tr√Ęnsito (Detran) ou do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O aposentado José Almeida Filho defende que, além de mais limpa, a cidade fica mais bonita sem as carcaças

‚ÄúA retirada traz uma sensa√ß√£o de seguran√ßa. Ela serve para evitar que atos il√≠citos sejam praticados na carca√ßa ou com ela. Tamb√©m tem a quest√£o da sa√ļde p√ļblica, porque diminui a possibilidade de prolifera√ß√£o do mosquito da dengue‚ÄĚ, afirma o tenente-coronel.

Limpeza e segurança

Morador do Cruzeiro, o aposentado Jos√© Almeida Filho, 74 anos, fazia sua caminhada quando viu a a√ß√£o do governo. Ele elogiou a iniciativa. ‚ÄúTem que limpar a cidade mesmo. Isso quer dizer mais seguran√ßa, al√©m de deixar a cidade mais bonita‚ÄĚ, defende.

O administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, diz que fica satisfeito com a opera√ß√£o, j√° que ela atende a ‚Äúuma reivindica√ß√£o que √© sempre reiterada pela nossa popula√ß√£o‚ÄĚ

O administrador do Cruzeiro, Gustavo Aires, conta que a retirada das sucatas √© um pedido constante da popula√ß√£o local. ‚Äú√Č uma reivindica√ß√£o que √© sempre reiterada pela nossa popula√ß√£o. Ent√£o ficamos bastante satisfeitos por essa opera√ß√£o ter come√ßado por aqui‚ÄĚ, destaca.

Para Aires, a opera√ß√£o auxilia a deixar a cidade mais limpa, evita o ac√ļmulo de √°gua e inibe a criminalidade. ‚Äú√Č uma quest√£o de desordem urbana que acaba atrapalhando todo o funcionamento e os trabalhos do nosso dia a dia‚ÄĚ, avalia.

O administrador do Sudoeste, Reginaldo Sardinha, diz que as carcaças retiradas nesta sexta-feira completam a lista de veículos abandonados que a administração vem monitorando desde 2020.

‚ÄúEstamos retirando essas 12 carca√ßas e finalizando o relat√≥rio que contava com 40 ve√≠culos. √ďbvio que √© uma a√ß√£o cont√≠nua, porque carros ainda s√£o abandonados nas ruas. Mas a gente vem monitorando e fazendo as notifica√ß√Ķes aos propriet√°rios‚ÄĚ, comenta. ‚ÄúA expectativa √© ter mais uma opera√ß√£o no pr√≥ximo semestre‚ÄĚ, completa Sardinha.

A Opera√ß√£o DF Livre de Carca√ßas de 2023 √© encabe√ßada pela Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica, com apoio das administra√ß√Ķes regionais, da Pol√≠cia Militar (PMDF), do Detran, do DER, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da DF Legal e da Diretoria de Vigil√Ęncia Ambiental (Dival).

Como denunciar

O governo conta com dois canais para den√ļncias: a Ouvidoria do GDF, pelo site (https://www.participa.df.gov.br/) ou pelo n√ļmero 162, e nas pr√≥prias administra√ß√Ķes regionais. Ao enviar a informa√ß√£o, √© importante incluir detalhes que facilitem a localiza√ß√£o dos ve√≠culos, como endere√ßo, ponto de refer√™ncia e, se poss√≠vel, fotos.