Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Viva Brasília nas Escolas

Centro de Ensino Fundamental 18, Ceilândia, Brasília, DF, Brasil 21/10/2016 Foto: Andre Borges/Agência Brasília.

O que é?

O programa Viva Brasília nas Escolas, criado em 2016, tem o objetivo de criar um ambiente escolar propício ao crescimento da juventude dentro dos propósitos da Cultura de Paz, a partir do investimento na prevenção e redução de conflitos. A proposta está ligada ao eixo Cultura de Paz da política de segurança do Distrito Federal, o Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida.

 

Para tanto, o Programa propõe a elaboração, a execução, o monitoramento e a avaliação por meio de três subprojetos:

 

– Comitê de Paz nas Escolas: propõe o envolvimento do adolescente e do jovem da rede pública de ensino no debate sobre as políticas de segurança pública preventiva. Essa iniciativa consolida um espaço de discussão continuado no ambiente escolar com a participação da sociedade civil. Desta forma, pode-se visualizar com mais clareza as dificuldades locais e identificar, por meio dos estudantes, estratégias para solucionar as demandas.

 

Núcleo de Articulação Territorial Escolar – NATE: espaço integrado por representantes locais da Segurança Pública, da Escola, do Sistema Socioeducativo, do Conselho Tutelar e da Assistência Social que atuam no perímetro escolar atendendo adolescentes e jovens (estudantes ou não). O intuito é trocar informações, sabendo como esse público enxerga o território onde vive ou busca algum tipo de atendimento ou conhecimento e, com isso, buscar soluções para determinadas demandas.

 

Brasília Cidadã (voluntariado): Consiste em reconhecer e estimular ações de voluntariado da cidade, formando e fortalecendo redes solidárias. O Portal do Voluntariado (http://www.portaldovoluntariado.df.gov.br/) é uma plataforma interativa que proporciona o encontro entre voluntários, organizações da sociedade civil e governo para troca de experiências e participação nos programas e projetos, tais como o Viva Brasília nas Escolas.

 

Como e onde participar?

Quem tiver interesse em ter essa iniciativa em alguma região administrativa ou em determinada escola, pode procurar a Coordenação Geral de Prevenção e Cultura de Paz – COORDPAZ/SUSEC/SSP-DF. Contatos: + 55 (61) 3234-8171; + 55 (61) 3361-0263 ou enviar um e-mail para prevenção.susec@gmail.com.