11/12/12 às 16h05 - Atualizado em 29/10/18 às 12h40

Veja as principais notícias desta terça-feira, 11 de dezembro

Confira as notícias veiculadas nos jornais da cidade

Trabalho integrado dos órgãos de Segurança Pública reduz em 48% o número de roubos com restrição de liberdade e em 67% as ocorrências de latrocínio

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal apresentou, nesta segunda-feira (10), o balanço das principais ocorrências criminais registradas em novembro no DF. A maior redução foi no número de roubo com restrição de liberdade, que atingiu 48% em comparação ao mesmo período do ano passado. “É uma melhora fundamental, que mostra a grande eficácia do programa Ação pela Vida e como o trabalho integrado entre os órgãos é capaz de alcançar um resultado melhor”, destacou o governador Agnelo Queiroz, ao presidir a reunião.

Conhecido como sequestro-relâmpago, o roubo com restrição de liberdade teve 42 ocorrências neste mês contra 80 em novembro do ano passado. Desde que o programa Ação pela Vida começou a intensificar o patrulhamento, há seis meses, os registros de crime permanecem em constante queda.

Os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) também sofreram redução de 67%, passando de seis para dois registros em novembro deste ano. Já as tentativas de latrocínio tiveram uma diminuição de 40% em comparação ao mesmo período do ano passado, ou seja, caíram de 25 ocorrências para 15.

Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, os índices positivos refletem o sucesso do programa Ação pela Vida e têm contribuído para orientar ações de diferentes órgãos, não somente os do GDF. “Por isso, convidamos para essa reunião representantes do Poder Judiciário e também do governo federal, que possam contribuir no combate à criminalidade”, comentou o secretário.

*Fonte: Agência Brasília

Adolescentes são apreendidos com carro roubado no Setor de Clubes Sul

A Polícia Militar do Distrito Federal apreendeu três adolescentes suspeitos de terem roubado um veículo em Goiânia, capital do estado de Goiás. Os jovens foram detidos na noite da última segunda-feira (10), quando estavam com o veículo no Guará.

Ao notarem a presença dos policiais, os menores tentaram fugir, mas foram perseguidos e apreendidos no Setor de Clubes Sul.

O carro então foi recuperado e o trio encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), na Asa Norte.

*Fonte: Alô Brasília [Caderno Cidades]

Combate ao Crack

Na edição desta terça-feira (11) do programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destaca as ações do governo no combate ao crack no Distrito Federal. O GDF realiza mais uma ação de enfrentamento, ao contratar de forma imediata 500 servidores para compor a força-tarefa formada por várias secretárias, com o objetivo de combater o crack. “Nós estamos investindo em várias frentes, com um policiamento inteligente, com tecnologia, profissionais bem treinados e equipamentos. E sempre muito próximo da comunidade”.

O tratamento humanizado ao usuário do entorpecente e à família deles é um dos pontos discutidos durante a conversa. Além da assistência psicológica, ajuda médica e tratamento de saúde, o governador ressalta sobre o investimento na prevenção e repressão. “O governo está apertando o cerco aos traficantes. Estamos com a operação para combater a violência e o tráfico de drogas no Distrito Federal”, declara.

Durante o bate-papo com o jornalista Carlos Campbell, também são tratados assuntos como a criação do Comitê de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, formado por 15 secretarias; as estratégias para atender à população de rua exposta ao risco do crack, e a parceria com os municípios do Entorno e o governo federal para trabalharem juntos contra a mesma ameaça.

*Fonte: Jornal de Brasília [Caderno Cidades]