20/12/12 às 12h06 - Atualizado em 29/10/18 às 12h39

Veja as principais notícias desta quinta-feira, 20 de dezembro

Confira as notícias veiculadas nos jornais da cidade

Número sequestros relâmpago no DF sofre redução de 45% em dezembro

O número de roubos com restrição de liberdade continua caindo no Distrito Federal. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), nesta quarta-feira (19), mostram que, em dezembro, houve redução de aproximadamente 45% no total de ocorrências em relação ao mesmo período de 2011. Entre os dias 1º e 17 de dezembro de 2012, a SSP-DF registrou 22 sequestros relâmpago, como o crime é popularmente conhecido, contra 49 no mesmo período de 2011.

A queda tem sido persistente desde abril, quando o governador Agnelo Queiroz lançou o programa Ação Pela Vida, para combater o aumento da criminalidade. “A tendência de queda é significativa devido ao trabalho que vem sendo feito pela Secretaria de Segurança Pública. O DF tem índices de segurança muito bons. Não é à toa que há pouco tempo foi considerado um dos melhores locais para viver no mundo”, completou o secretário-adjunto.

“O nosso objetivo é zerar todas as ocorrências com programas integrados e metas a serem alcançadas com policiamento nas ruas. Estamos atentos a todas as denúncias para atuar de forma conjunta no local exato onde os crimes ocorrem com maior frequência”, afirmou o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Jooziel de Melo Freire.

Ação pela Vida – O objetivo do programa é intensificar o combate à violência no Distrito Federal. Para garantir uma ação mais efetiva, a Secretaria de Segurança Pública adotou o modelo usado pela Polícia Militar, que divide o DF em quatro regiões – as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), Leste, Oeste, Sul e Metropolitana.
As quatro AISPs contam com gestores de cada uma das forças de Segurança Pública, que relatam mensalmente as principais medidas adotadas para reforçar o trabalho contra a criminalidade.

*Fonte: Jornal de Brasília [Cidades]

Polícia acaba com guerra entre gangues

Durante a ação, foram apreendidos armas, dinheiro e drogas
Cinco pessoas foram presas e um menor apreendido, na manhã de hoje, durante uma operação da Polícia Civil no Recanto das Emas. A ação, denominada Donos da Rua, foi realizada para acabar com a disputa entre gangues rivais de duas quadras da região. Cerca de 2 kg de drogas, uma pistola, um revólver calibre 38 e munições, uma escopeta calibre 12 e R$ 1.800 foram apreendidos nas residências dos acusados.

Segundo o delegado-chefe da 27ª DP (Recanto das Emas), Pablo Aguiar, os grupos rivais foram investigados durante seis meses. Eles eram bem articulados, armados e comercializavam drogas na região. O delegado ainda informou que a escopeta foi encontrada escondida no berço do filho de um dos acusados. “Ele não queria que os policiais mexessem no filho, mas ao tirarem a criança do berço, os agentes encontraram a escopeta”, comenta o delegado.

Os seis acusados foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de armas e munições. Se condenados podem pegar até 30 anos de reclusão. Durante a operação, a polícia também prendeu o farmacêutico Manoel Alves Sobrinho, 44 anos, por receptação de medicamentos. Ele estava em uma das casas abordadas com medicamentos de origem duvidosa.

*Fonte: Jornal Coletivo [Polícia]

Polícia encontra esconderijo de assaltantes do Detran de Planaltina

Uma denúncia anônima levou a polícia ao esconderijo dos bandidos que levaram mais de 700 documentos em branco no Detran de Planaltina, há quase duas semanas.

No Núcleo Rural Rajadinha, em Planaltina, os policiais encontraram uma escopeta, um revólver calibre 38 e mais de 300 documentos do Detran em branco.

*Fonte Correioweb [Cidades]