Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/13 às 20h25 - Atualizado em 29/10/18 às 12h39

Veja as principais notícias desta quarta-feira, dia 20

Disque Racismo é lançado no DF

Serviço será usado para combater a discriminação racial, religiosa e étnica

A população do Distrito Federal conta, a partir de hoje, com o Disque Racismo. O serviço, lançado pelo GDF, receberá denúncias contra discriminação racial e religiosa pelo telefone 156, opção 7. O objetivo é incentivar as vítimas a registrarem as ocorrências e, com isso, ampliar o trabalho de enfrentamento ao crime.

Com a iniciativa, o DF se torna uma das poucas unidades da Federação a oferecer esse serviço, a exemplo do Rio de Janeiro e de São Paulo. “O racismo ocorre em todos os lugares. Na capital do país, que representa a diversidade brasileira, jamais poderemos admitir qualquer tipo de discriminação racial e intolerância religiosa”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

Sob a coordenação da Ouvidoria da Igualdade Racial, da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (Sepir-DF), o Disque Racismo protegerá os direitos da população negra, indígena, quilombola e cigana. “Queremos que mais pessoas denunciem e ampliem nossa base de dados para o aperfeiçoamento das políticas públicas do governo”, destacou o secretário Especial de Promoção da Igualdade Racial, Viridiano Custódio.

De acordo com os dados da pesquisa Perfil do Negro no DF, elaborada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal, 53,4% da população do DF se declara negra, parda, ou mulata. Essa parcela recebe em torno de 65% de renda a menos do que aquelas que se declaram branca ou amarela.

 

*Fonte: Agência Brasília

Dupla é detida após roubar lancha que estava exposta em posto, em Luziânia

Barco foi levado em um reboque pendurado em uma caminhonete, que tinha placas adulteradas

A polícia prendeu dois homens que cometeram um crime ousado na madrugada desta quarta-feira (20/3). Thiago Alves Dias Garzesi, de 25 anos, e Roberto de Jesus Bessa, 37 anos, furtaram uma lancha que estava exposta em um posto de gasolina de Luziânia, cidade do Entorno do Distrito Federal.

Eles foram presos por volta de 1h, na Quadra 47 do Setor Leste do Gama. Thiago e Roberto conduziam uma caminhonete com um reboque, onde estava a lancha, quando foram abordados pela Polícia Militar (PM). A PM também constatou que a caminhonete tinha as placas adulteradas.

De acordo com a polícia, a dupla pretendia levar a lancha até Samambaia. Thiago e Rodrigo foram levados para a 14ª Delegacia de Polícia (Gama), onde foi registrado o flagrante.

Mais tarde, a dupla foi encaminhada à carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE).

*Fonte: Correio Web 

 

Três traficantes são presos no Gama

Através de denúncia anônima, policiais da 14ª DP realizaram diligência à Quadra 11, do Setor Sul, no Gama e prenderam três pessoas em flagrante e apreenderam um adolescente. Elas são acusadas de posse ilegal de arma de fogo, porte de munição, tráfico de drogas e corrupção de menores. A ação ocorreu na tarde dessa terça-feira (19).

Dois homens e uma mulher foram presos em residência. O adolescente infrator, que estava na companhia dos autuados, foi encaminhado à DCA para ser submetido aos procedimentos legais.

No local, foram encontrados dois revólveres, calibre 38, cada um com seis munições; uma pistola, calibre 380, com 15 cartuchos; três aparelhos celulares; uma balança de precisão; diversas munições, sendo dez de calibre 380, seis de calibre 38 e sete de calibre 22; diversas moedas; 47 g de cocaína e 25 trouxinhas da mesma droga; 44 pedras grandes e uma barra de crack; 63 g de maconha; e uma faca de cabo preto.

Os autuados foram recolhidos ao cárcere do DPE e a mulher encaminhada ao Presídio Feminino.

*Fonte: Jornal de Brasília