4/12/19 às 19h49 - Atualizado em 4/12/19 às 19h54

🖌🎬SSP/DF certifica alunos em curso de artes pintura, serigrafia e cinema

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Noventa e cinco alunos foram certificados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), nesta quarta-feira (4), pela participação em oficinas de serigrafia, cinema e pintura neste semestre. As aulas, que tiveram caráter formativo e cultural, fazem parte da política de prevenção à criminalidade da pasta e foram desenvolvidas por meio de parceria com as secretarias de Educação (SEEDF), de Justiça e Cidadania (SEJUS) e de Desenvolvimento Social (SEDES), e com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

O subsecretário de Proteção à Criminalidade (SUPREC), Ricardo Almeida Braga, ressaltou a importância dos instrutores no processo de formação dos alunos. “Estou nesta Subsecretaria há apenas nove dias e fico muito feliz em poder participar de um evento como este. Os professores são os verdadeiros agentes da transformação destes jovens”.

Há mais de dez anos trabalhando com prevenção da criminalidade por meio da arte na SSP/DF, o servidor da SUPREC e policial militar, Fáuston da Silva, acredita que as oficinas oportunizam a mudança na vida dos jovens e adolescentes participantes. “Em mais uma turma que se forma, vejo como é estratégico trabalhar com este público, principalmente com os Centros de Convivência e da Unidade de Atendimento em Meio Aberto. Temos colhido resultados imensos de transformação por meio da arte”.

O trabalho conjunto das secretarias foi lembrado pelo assessor especial da SEE/DF, Tiago Cortinaz. “Esta certificação mostra como tem sido este governo. Trabalhamos de forma conjunta e os resultados são os melhores”.

Superação

Os depoimentos dos alunos demonstram como as aulas foram capazes de proporcionar mudanças na vida dos participantes.

Para a aluna da oficina de cinema Daniele dos Santos, de 16 anos, a aulas fizeram com que ela passasse a acreditar no potencial que ela tem. “Aprender sobre cinema, criar um personagem fez com que eu passasse a acreditar em mim, no meu potencial. Eu me tornei uma pessoa melhor após a oficina, sem dúvida”.

Já Maria Luize Martisn, de 13 anos, ressaltou a importância do professor durante as aulas de pintura. “Eu não sabia pintar nada. Fiquei apavorada ao ver uma tela em branco, mas agradeço ao professor pela paciência e pela oportunidade”.

Também participaram da cerimônia o Subsecretário do Sistema Socioeducativo da SEJUS, Demontiê Alves Batista Filho, a secretária-adjunta da SEDES, Valéria de Sousa Rocha, e o chefe do Centro de Políticas Públicas da Polícia Militar do Distrito Federal, o Tenente-Coronel Elisson Fernandes de Castro.

Os estudantes fazem parte dos Colégios Cívico-Militares do Distrito Federal (CCM/DF) Centro Educacional 07 da Ceilândia, Centro Educacional 308 do Recanto das Emas, Centro Educacional 07 de Ceilândia, Escola C.E.D Condomínio Estância 3 de Planaltina, do Centro de Ensino Fundamental 03 também de Planaltina, do Centro de Convivência da Estrutural (CECON) e das Unidade de Atendimento em Meio Aberto de Ceilândia e Samambaia.

Edição: Lanna Morais

Foto: Maurício Araújo