26/06/20 às 14h39 - Atualizado em 26/06/20 às 19h21

🚨🖐SSP/DF na cerimônia do Dia Internacional de combate às Drogas

Nicole Vasconcelos, da ASCOM SSP/DF

A solenidade que encerrou a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas ocorreu nesta sexta-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas. O evento aconteceu no auditório do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Foram apresentados balanços com os principais resultados de operações de combate ao tráfico de drogas, apreensões e venda de bens do crime organizado.

O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), delegado Júlio Danilo Ferreira, falou da importância da integração de todas as forças de segurança nas ações executadas contra a criminalidade no Distrito Federal. “A Secretaria de Segurança Pública do DF esteve empenhada, com todas as suas forças de segurança, tanto na área de repressão, quanto na área de prevenção. Foram realizadas operações policiais integradas, com a participação de todos, para combater esse mal, que é o tráfico de drogas”, disse.

“Como consequência do tráfico de drogas, vem o aumento nos crimes violentos, como homicídios e latrocínios. Os resultados positivos das ações das forças foram relevantes durante essa semana”, completou o secretário executivo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, parabenizou e agradeceu polícias e todos os envolvidos no combate à criminalidade. “Meu grande desafio é fortalecer o Sistema Único de Segurança Pública. Esse sistema é baseado em quatro pilares: a coordenação, a atuação sistêmica, a atuação integrada e a cooperação. Mesmo no tempo de pandemia, temos os melhores resultados”, destacou.

O presidente do Colégio Nacional de Secretários Segurança Pública (CONSESP), Cristiano Barbosa Sampaio, elogiou o trabalho das secretarias de segurança, responsáveis por integrar e coordenar, definir e fixar as políticas públicas, inclusive a de combate às drogas. “Quando a gente tem um aumento na apreensão das drogas, a gente tem mesmo é um aumento na produtividade de todas as polícias”, apontou.

Também presentes no evento estavam o deputado federal Ubiratan Sanderson, presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, o secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança, Jeferson Lisboa Gimenes, o secretário de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Josélio Azevedo de Sousa, o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, o secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Paim, o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza e o diretor geral da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Aggio de Sá.

Edição: Lanna Moraes

Fotos: Felipe Oliveira