21/12/18 às 19h03 - Atualizado em 26/12/18 às 13h25

Saiba como ficará o trânsito durante a cerimônia de posse do Executivo local

O trânsito nas proximidades do Palácio do Buriti terá alterações na manhã de 1º de janeiro, em razão da cerimônia de transmissão de cargo do governador Rodrigo Rollemberg para o governador eleito, Ibaneis Rocha.

O ato será dividido em três momentos: no Santuário Dom Bosco – onde ocorrerá uma missa, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) – onde o governador eleito acompanhará a posse dos deputados distritais e será empossado e, por último, no Palácio e Praça do Buriti, onde haverá a transmissão de faixa e a posse dos novos secretários. O ato na CLDF será para convidados, os demais serão abertos ao público.

A missa no Santuário Dom Bosco está marcada para às 8h. Não haverá mudanças no trânsito nas proximidades do local, mas os motoristas deverão estar atentos à movimentação de veículos na lateral da igreja (ligação entre a W3 e W4 Sul), onde haverá o embarque e desembarque.

Já na CLDF, onde a cerimônia está marcada para às 9h30, a faixa da direita, entre a sede do poder legislativo local e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), será exclusiva para os participantes do evento, a partir das 8h. O estacionamento em frente à Câmara será destinado à imprensa e o do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estará reservado para convidados.

Haverá uma pequena intervenção na S1, em frente à CLDF, após o término da cerimônia na Casa para o deslocamento do governador e do vice-governador, Paco Britto ao Palácio do Buriti. Entre a CLDF e o Palácio Buriti, será montado um ponto de travessia de pedestres, sob a coordenação dos agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF).

Para o último ato, em frente à Praça do Buriti, o trânsito na via N1 será bloqueado na frente do Palácio a partir das 10h. No mesmo horário, o trânsito será desviado para a lateral do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e seguirá pela pista atrás do Palácio do Buriti, que terá o sentido único invertido (subindo).  Depois, passará em frente à Terracap, retornando depois para a via N1.

O estacionamento lateral do Palácio será reservado para autoridades, já o do Anexo do Palácio poderá ser utilizado pelo público, assim como o da Terracap.

O Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuará com 66 militares e 6 viaturas de salvamento e combate a incêndio. O Detran/DF, responsável pela organização do trânsito na posse do governador Ibaneis, atuará com 50 agentes, além de motos, viaturas, guincho e aeronave.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) será responsável segurança dos eventos com policiamento convencional e tropas especializadas. As delegacias da Criança e do Adolescente, da Mulher e a 1ª, 2ª e 5ª Delegacias de Polícia receberão reforço para atender a população.​