9/12/21 às 16h42 - Atualizado em 10/12/21 às 10h54

🏆 SSP/DF recebe premiação da Controladoria-Geral do DF

Thaís Umbelino, da Ascom – SSP/DF

Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SS/DF) foi premiada, juntamente com os órgãos e entidades da administração pública do Governo do Distrito Federal (GDF), por alcançar 100% do Índice de Transparência Ativa (ITA) em 2021. Em sua sexta edição, esta é a primeira vez que todos os órgãos e entidades do governo recebem a premiação do Índice de Transparência (ITA), criada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). A ação faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro. A premiação ocorreu nesta nesta quinta-feira (9), no Salão Branco, do Palácio do Buriti.

O prêmio foi entregue aos servidores da pasta, Jefferson Moreira, chefe da Assessoria Executiva de Gestão Integrada (AEGI); João Roberto Eliseu, chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) e, Alan Blanco Cinnanti, ouvidor da SSP/DF

“Nossas expectativas foram superadas e isso é motivo de orgulho para o governo Ibaneis Rocha”, declarou vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, durante a abertura da cerimônia. “É um dever do estado prestar contas ao cidadão. É imperioso disponibilizar, espontaneamente, as informações públicas e de interesse coletivo, dentro das normas vigentes, pois só assim conseguiremos reduzir o espaço para qualquer irregularidade”, acrescentou Britto.

O controlador-geral do DF, Paulo Martins, e os servidores da SSP/DF

Para o controlador-geral do DF, Paulo Martins, a marca é motivo de orgulho e garante a transparência e o combate à corrupção. “Nós acreditamos que a transparência é o principal instrumento de combate à corrupção. É por meio dela que a sociedade participa do governo, fiscaliza e cumpre o seu papel”, apontou Martins.

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, reconhece a importância do prêmio. “A iniciativa de dar transparência aos nossos dados, às nossas ações é uma forma de mostrar ao cidadão o que tem sido feito para tornarmos o Distrito Federal cada vez mais seguro e a forma de acessar com facilidades nossos serviços”.

Representando a SSP/DF, o prêmio do ITA foi entregue aos servidores da pasta, Jefferson Moreira, chefe da Assessoria Executiva de Gestão Integrada (AEGI); João Roberto Eliseu, chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) e, Alan Blanco Cinnanti, ouvidor da SSP/DF.

“Receber esse prêmio mostra que estamos alcançando um nível de excelência e garantindo uma melhor prestação de serviço à sociedade no que tange ao acesso à informação. Essa marca é fruto da atuação da autoridade de monitoramento, dr. Agnaldo Alves, do Ouvidor e demais servidores da SSP/DF, que têm papel fundamental na consolidação das informações a serem divulgadas”, destacou Jefferson Moreira. “Nosso maior objetivo é transformar a informação passiva em informação ativa, de modo a possibilitar o rápido acesso pelo cidadão às informações, viabilizar o controle pela sociedade e garantir a maior transparência das ações da Secretaria”, acrescentou.

Para o chefe da Ascom, atingir a marca de 100% de transparência ativa é resultado de um trabalho conjunto de todos os setores da SSP. “Nós, como assessoria de comunicação, temos ainda a responsabilidade do contato com a imprensa, garantindo aos veículos uma informação completa e atualizada, além de manter os nossos canais de comunicação atualizados, como mídias sociais e grupos de imprensa, por exemplo”, declara João Roberto.

Já o ouvidor Alan Blanco Cinnanti, defende que o prêmio ITA demonstra a maturidade e comprometimento em relação à transferência ativa, que é a disponibilidade de dados e informações públicas de interesse comum de forma espontânea em nosso site institucional. “Dessa forma contribuímos para uma SSP/DF mais transparente e consequentemente para o Governo do Distrito Federal”.

O que é transparência ativa?

É quando os dados e informações são divulgados pelos órgãos públicos espontaneamente, sem que o cidadão precise solicitar. Para isso, são seguidas normas diversas, como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Todos os órgãos do GDF alcançaram 100% do índice de transparência de informações

A LAI determina a publicação de informações como endereço do órgão, contatos telefônicos e e-mails de servidores, além das despesas, contratos, convênios e licitações realizadas ao longo do ano. O índice de transparência ativa foi criado em dezembro de 2015, para estimular a transparência pública e o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, por meio da competição saudável entre os órgãos e entidades do Executivo Distrital.

Edição: Adriana Machado