9/12/21 às 16h42 - Atualizado em 10/12/21 às 10h54

ūüŹÜ SSP/DF recebe premia√ß√£o da Controladoria-Geral do DF

Thaís Umbelino, da Ascom РSSP/DF

Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica do Distrito Federal (SS/DF) foi premiada, juntamente com os √≥rg√£os e entidades da administra√ß√£o p√ļblica do Governo do Distrito Federal (GDF), por alcan√ßar 100% do √ćndice de Transpar√™ncia Ativa (ITA) em 2021. Em sua sexta edi√ß√£o, esta √© a primeira vez que todos os √≥rg√£os e entidades do governo recebem a premia√ß√£o do √ćndice de Transpar√™ncia (ITA), criada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). A a√ß√£o faz parte da programa√ß√£o em comemora√ß√£o ao Dia Internacional de Combate √† Corrup√ß√£o, celebrado em 9 de dezembro. A premia√ß√£o ocorreu nesta nesta quinta-feira (9), no Sal√£o Branco, do Pal√°cio do Buriti.

O prêmio foi entregue aos servidores da pasta, Jefferson Moreira, chefe da Assessoria Executiva de Gestão Integrada (AEGI); João Roberto Eliseu, chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) e, Alan Blanco Cinnanti, ouvidor da SSP/DF

‚ÄúNossas expectativas foram superadas e isso √© motivo de orgulho para o governo Ibaneis Rocha‚ÄĚ, declarou vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, durante a abertura da cerim√īnia. ‚Äú√Č um dever do estado prestar contas ao cidad√£o. √Č imperioso disponibilizar, espontaneamente, as informa√ß√Ķes p√ļblicas e de interesse coletivo, dentro das normas vigentes, pois s√≥ assim conseguiremos reduzir o espa√ßo para qualquer irregularidade‚ÄĚ, acrescentou Britto.

O controlador-geral do DF, Paulo Martins, e os servidores da SSP/DF

Para o controlador-geral do DF, Paulo Martins, a marca √© motivo de orgulho e garante a transpar√™ncia e o combate √† corrup√ß√£o. ‚ÄúN√≥s acreditamos que a transpar√™ncia √© o principal instrumento de combate √† corrup√ß√£o. √Č por meio dela que a sociedade participa do governo, fiscaliza e cumpre o seu papel‚ÄĚ, apontou Martins.

O secret√°rio de Seguran√ßa P√ļblica do Distrito Federal, J√ļlio Danilo, reconhece a import√Ęncia do pr√™mio. ‚ÄúA iniciativa de dar transpar√™ncia aos nossos dados, √†s nossas a√ß√Ķes √© uma forma de mostrar ao cidad√£o o que tem sido feito para tornarmos o Distrito Federal cada vez mais seguro e a forma de acessar com facilidades nossos servi√ßos‚ÄĚ.

Representando a SSP/DF, o prêmio do ITA foi entregue aos servidores da pasta, Jefferson Moreira, chefe da Assessoria Executiva de Gestão Integrada (AEGI); João Roberto Eliseu, chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) e, Alan Blanco Cinnanti, ouvidor da SSP/DF.

‚ÄúReceber esse pr√™mio mostra que estamos alcan√ßando um n√≠vel de excel√™ncia e garantindo uma melhor presta√ß√£o de servi√ßo √† sociedade no que tange ao acesso √† informa√ß√£o. Essa marca √© fruto da atua√ß√£o da autoridade de monitoramento, dr. Agnaldo Alves, do Ouvidor e demais servidores da SSP/DF, que t√™m papel fundamental na consolida√ß√£o das informa√ß√Ķes a serem divulgadas‚ÄĚ, destacou Jefferson Moreira. “Nosso maior objetivo √© transformar a informa√ß√£o passiva em informa√ß√£o ativa, de modo a possibilitar o r√°pido acesso pelo cidad√£o √†s informa√ß√Ķes, viabilizar o controle pela sociedade e garantir a maior transpar√™ncia das a√ß√Ķes da Secretaria”, acrescentou.

Para o chefe da Ascom, atingir a marca de 100% de transpar√™ncia ativa √© resultado de um trabalho conjunto de todos os setores da SSP. ‚ÄúN√≥s, como assessoria de comunica√ß√£o, temos ainda a responsabilidade do contato com a imprensa, garantindo aos ve√≠culos uma informa√ß√£o completa e atualizada, al√©m de manter os nossos canais de comunica√ß√£o atualizados, como m√≠dias sociais e grupos de imprensa, por exemplo‚ÄĚ, declara Jo√£o Roberto.

J√° o ouvidor Alan Blanco Cinnanti, defende que o pr√™mio ITA demonstra a maturidade e comprometimento em rela√ß√£o √† transfer√™ncia ativa, que √© a disponibilidade de dados e informa√ß√Ķes p√ļblicas de interesse comum de forma espont√Ęnea em nosso site institucional. ‚ÄúDessa forma contribu√≠mos para uma SSP/DF mais transparente e consequentemente para o Governo do Distrito Federal‚ÄĚ.

O que é transparência ativa?

√Č quando os dados e informa√ß√Ķes s√£o divulgados pelos √≥rg√£os p√ļblicos espontaneamente, sem que o cidad√£o precise solicitar. Para isso, s√£o seguidas normas diversas, como a Lei de Acesso √† Informa√ß√£o (LAI).

Todos os √≥rg√£os do GDF alcan√ßaram 100% do √≠ndice de transpar√™ncia de informa√ß√Ķes

A LAI determina a publica√ß√£o de informa√ß√Ķes como endere√ßo do √≥rg√£o, contatos telef√īnicos e e-mails de servidores, al√©m das despesas, contratos, conv√™nios e licita√ß√Ķes realizadas ao longo do ano. O √≠ndice de transpar√™ncia ativa foi criado em dezembro de 2015, para estimular a transpar√™ncia p√ļblica e o cumprimento da Lei de Acesso √† Informa√ß√£o, por meio da competi√ß√£o saud√°vel entre os √≥rg√£os e entidades do Executivo Distrital.

Edição: Adriana Machado