1/10/19 às 13h31 - Atualizado em 2/10/19 às 10h21

SSP/DF realiza solenidade de Hasteamento de Bandeiras

Nicole Vasconcelos e Adriana Machado, da ASCOM – SSP/DF

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) realizou, nesta terça-feira (1º), a solenidade de hasteamento de bandeiras, na sede da pasta. O objetivo é fortalecer a união entre servidores, civis e militares, além de promover os símbolos nacionais e fomentar o espírito cívico.

O secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres, falou da importância de manter os esforços nestes últimos três meses do ano. “Vamos permanecer trabalhando para atingirmos nossas metas. Vamos terminar 2019 como um ano importante para Segurança Pública do Distrito Federal”.

O titular da pasta chamou atenção para o mês de outubro, quando ocorre a campanha Outubro Rosa. “Neste mês, além da Segurança Pública do DF destacar a importância do mês para saúde da mulher, chamamos atenção também para a não-violência contra este público”. A campanha Outubro Rosa é um movimento mundial e simboliza a luta contra o câncer de mama.

O Vice-Governador do Distrito Federal, Paco Britto, esteve presente na solenidade e ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança proporcionada pelo evento. Também participaram o secretário executivo da SSP/DF, Alessandro Moretti, os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Julian Pontes, e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Emilson dos Santos, o corregedor-geral da Polícia Civil, Anderson Espíndola e o diretor do Departamento de Trânsito (Detran), Valmir Lemos.

Os alunos do Colégio Militar Tiradentes, da Policia Militar, e os do Colégio Militar Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, assistiram à cerimônia de hasteamento. Logo após, fizeram uma visita guiada ao Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB).

Homenagem

Em cada solenidade, a pasta presta homenagem a servidores e aos recém-aposentados pelos serviços prestados à Segurança Pública do DF.

Um dos homenageados desta cerimônia, o tenente-coronel dos Bombeiros, Paulo José Barbosa de Souza, que esteve na SSP/DF entre 2012 e 2018, ficou lisonjeado com a homenagem. “Ficamos honrados com o reconhecimento por parte da Secretaria, pela lembrança do trabalho realizado e legado deixado”.

PJ, como é conhecido, participou da implementação de metodologias de planejamento e procedimentos de eventos como Copa do Mundo, olimpíadas e manifestações. Hoje, ocupa o cargo de Coordenador Geral do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Histórico

A cerimônia foi instituída por meio da Portaria nº 37, publicada em março deste ano, e ocorre mensalmente, sempre no primeiro dia útil de cada mês. A cada mês, uma subsecretaria é responsável pela organização do evento. Desta vez, ficou a cargo da subsecretaria de Operações Integradas (SOPI).

Edição: Lanna Morais

Fotos: Rodolfo Aiello e Flávio Alves