Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/20 às 19h21 - Atualizado em 29/09/20 às 19h23

🔴📱SSP/DF promove live com foco na saúde mental dos profissionais da segurança

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) promoverá uma live com foco na valorização da vida e na prevenção ao suicídio dos profissionais quer atuam na Segurança Pública, encerrando o mês dedicado à temática intitulado setembro amarelo. Durante a transmissão online, que ocorrerá às 16h no perfil da pasta no Intagram, será lançada uma apostila virtual com foco na saúde mental desses profissionais – a Cartilha de Prevenção ao Suicídio. O material será disponibilizado para as forças de segurança, que divulgarão o material.

 

“A questão do suicídio ainda é um tabu, mas o debate precisa ser feito, ainda mais neste ano, por conta da pandemia, em que a atenção à saúde mental se fez ainda mais necessária. A Segurança Pública não parou em nenhum momento e, para continuarmos atuando, precisamos estar em plenas condições. Vamos lanças esse material como forma de apoio aos nossos apoiadores”, explica o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres.

 

A responsável pela concepção da cartilha junto à SSP/DF, a socióloga Dayse Miranda, participará da live. Ela vai abordar como foi trabalho junto à pasta e pontos importantes, como a valorização da vida, situações em os operadores da forças de segurança estão expostos e a necessidade do cuidado de sua saúde psíquica. “A concepção da cartilha teve início ainda num curso realizado em outubro do ano passado, com quarenta profissionais das forças de segurança, que foram colaboradores da apostila”, conta Dayse.

 

A psicóloga Patrícia Cruz, que desenvolve trabalhos voltados para a Segurança Pública há vinte anos, também participará da transmissão ao vivo. Ela vai falar sobre o curso Saúde Mental do Profissional da Segurança Pública, que está disponível gratuitamente na plataforma da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Patrícia participou da elaboração da capacitação.

 

O outro participante é o padre Fernando Rebouças, capelão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), que abordará questões voltadas para espiritualidade.

 

Seminário

Em 2019, a SSP/DF promoveu um seminário para abordar o tema. Cerca de 450 profissionais das forças de segurança participaram do evento.

 

Live semanal

A live semanal da SSP/DF ocorre sempre às sextas-feiras, mas excepcionalmente nesta semana será realizada em numa quarta-feira.

 

Edição: João Roberto

Arte: André Feitosa