17/07/20 às 17h10 - Atualizado em 20/07/20 às 11h13

🚨🚛SSP/DF finaliza campanha Operação Segurança Solidária

Orisley Guedes, da Ascom SSP/DF

Encerrada nesta quinta-feira (16), a Operação Segurança Solidária, da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) contou com reforço na distribuição segura dos cerca de mil e duzentos itens para pessoas em situação de rua.

As entregas ficaram por conta do Serviço Especializado em Abordagem Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e das administrações regionais envolvidas.

Os donativos foram arrecadados durante a Campanha Operação Segurança Solidária, realizada no mês de junho, junto aos servidores da pasta e das forças de segurança – polícias Civil e Militar, bombeiros e agentes de trânsito.

As regiões de Ceilândia, Sobradinho, Plano Piloto e Gama, escolhidas a partir de levantamento da Sedes, foram beneficiadas. Além desses locais, abrigos permanentes e temporários voltados à população em situação de rua em Taguatinga e no centro da Capital também receberam doações.

Entre os produtos arrecadados ao longo da operação, que integra a Campanha do Agasalho Solidário, do Governo do Distrito Federal, estão cobertores, roupas de cama, casacos, calçados, roupas femininas, masculinas e infantis, além de alimentos e acessórios.

“A parceria entre SSP/DF, Sedes e administrações regionais possibilitou que os donativos chegassem à população em situação de rua de forma segura, respeitando sempre as normas sanitárias e de isolamento social”, esclareceu o secretário de Segurança Pública do DF, o delegado Anderson Torres. O chefe da pasta participou da entrega dos donativos em Ceilândia no dia 7 de junho.

Distribuição

Para que a grande quantidade de produtos arrecadados pudesse chegar àqueles que precisam e de forma segura, foi necessário a criação de uma força-tarefa envolvendo representantes das forças de segurança, da SEDES e das administrações regionais. “Devido ao cenário de pandemia atual, foi preciso ajustar a forma de distribuição da expressiva arrecadação de itens de inverno durante a operação Segurança Solidária”, ressaltou a diretora de Resolução Pacífica de Conflitos, da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade da SSP/DF, Marina Fernandes.

Vale destacar, ainda, que cada doação foi acompanhada de cartão personalizado da campanha com mensagens de solidariedade dos contribuintes.

Além de participarem da campanha como doadores, representantes das forças de segurança contribuíram ativamente com a distribuição dos itens arrecadados, como é o caso do sargento Leonel, da PMDF e do agente Peixoto, do Departamento de Trânsito.

“Com a pandemia, a questão da vulnerabilidade dessas famílias aumentou bastante e quando as forças se unem em prol do bem comum e realizam ações de solidariedade como esta, o retorno é muito positivo, tanto para a população assistida quanto para as próprias instituições que se aproximam cada vez mais desse público, reforçou o sargento Leonel, do 10º Batalhão de Polícia Militar, em Ceilândia.

“Nos sentimos muito honrados em participar dessa operação. Estamos sempre à disposição para ajudar e, de alguma forma, levar um pouco mais de conforto para as famílias necessitadas nesse período de frio e de pandemia”, destacou o coordenador da Região Oeste do Detran, o agente de trânsito Peixoto.

Edição: Lanna Morais
Fotos: Felipe Oliveira