20/07/20 às 17h32 - Atualizado em 20/07/20 às 18h11

🚨SSP/DF divulga números de operação para reduzir criminalidade

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Mais de duzentas abordagens pessoais e cem veiculares foram realizadas no final de semana por meio da Operação Vita Salutem. A operação integrada reuniu representantes das forças se segurança – polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e Detran (Detran-DF) – e do DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF). A ação ocorreu em Ceilândia, Por do Sol, Sol Nascente e Recanto das Emas.

Nove estabelecimentos foram interditados, outros dezoito vistoriados e nenhum problema foi detectado pelas equipes do DF Legal. A ação ocorre diariamente em Ceilândia e Sol Nascente e aos finais de semana ocorre por meio da Operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).

“As equipes do DF Legal estão diariamente em Ceilândia e no Sol Nascente, de forma incansável. Já são mais de 150 estabelecimentos interditados, já multamos por ausência de máscara.  Lá o nível de contágio é muito alto a ideia é também distribuir folders e continuar a fiscalizar com rigor”, explicou o secretário do DF LEGAL, Cristiano Mangueira.

O CBMDF acompanhou toda ação fazendo orientações à população. Uma pistola foi apreendida pela PMDF durante as 275 abordagens pessoais realizadas. Seis termos circunstanciados foram assinados por uso e porte de drogas.

A operação é contínua e realizada com base em dados produzidos pelo setor de estatísticas da pasta – a Subsecretaria de Gestão da Informação – que subsidia as ações da Subsecretaria de Operações Integradas. “As ações são desencadeadas semanalmente. Esta já é a décima segunda semana que a Operação é realizada. A participação de todas as instituições, agências e órgãos nos eixos da segurança, mobilidade, fiscalização e prestação de serviços públicos é primordial para a continuidade da ação, revelou o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres.

Ações no trânsito

Além da atuação junto à Vita Salutem, entre sexta (17) e domingo (19), a PMDF, por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), apreendeu três armas de fogo e autuou 192 pessoas por uso ao celular ao dirigir. Ainda fizeram três autuações por transporte irregular. Dois veículos foram recuperados e quatro pessoas foram presas por dirigirem embriagadas.

O comandante do CPTran, coronel Edvã Sousa, chamou a atenção para os cuidados ao volante, diante da reabertura de bares e restaurantes. “Realizamos várias fiscalizações, principalmente para a preservação da vida. Temos nos deparado com muitas pessoas usando celular ao volante e isso tira a atenção do condutor, colocando a vida de outras pessoas em risco. Outra grande preocupação é com aqueles que insistem em dirigir sob efeito do álcool”.

Edição: Lanna Morais

Foto: Divulga̤̣o РSSP/DF