Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/11/21 às 17h52 - Atualizado em 26/11/21 às 21h56

🚨🦉 SSP/DF capacita servidores em curso de inteligência

Adriana Machado, da Ascom SSP/DF

 

Servidores de órgãos locais e federais concluíram o Curso de Inteligência de Segurança Pública 2021 (Cisp 2021), promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), por meio da Subsecretaria de Inteligência (SI) da pasta. Com o objetivo de promover o alinhamento e a integração entre as instituições de inteligência em segurança pública, a capacitação chega à sua terceira edição.

 

O curso atende aos preceitos da Política Distrital de Segurança Pública do Distrito Federal e contou com apoio de alunos de edições anteriores| Foto: Divulgação/SSP-DF

 

“Esta capacitação é essencial para integração entre os diferentes órgãos, o que permite o desenvolvimento de trabalho técnico e integrado, pautado na produção de conhecimento para direcionamento de ações estratégicas não apenas das forças de segurança, mas do Estado como um todo”Júlio Danilo, Secretário de Segurança Pública

 

Esta edição reuniu 33 alunos de diferentes instituições, como forças de segurança, Câmara Legislativa do DF (CLDF), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF) e Civil de Goiás (PCGO), secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Administração Penitenciária (Seape), da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Controladoria-Geral do DF (CGDF), Casa Militar, Tribunal de Contas do DF e vice-governadoria do DF.

 

O curso é baseado em metodologia ativa de ensino e busca proporcionar aprendizado teórico e prático, contextualizado com situações reais e cotidianas da atividade de inteligência. “Ressalto a importância desta capacitação para a melhor prestação do serviço público, que é uma das prioridades do governador Ibaneis Rocha. Além disso, é essencial para integração entre os diferentes órgãos, o que permite o desenvolvimento de trabalho técnico e integrado, pautado na produção de conhecimento para direcionamento de ações estratégicas não apenas das forças de segurança, mas do Estado como um todo”, relata o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo.

 

De acordo com o subsecretário de Inteligência (SI), da SSP-DF, delegado George Couto, o curso atende aos preceitos da Política Distrital de Segurança Pública do Distrito Federal e contou com apoio de alunos de edições anteriores. “A capacitação em inteligência exerce um papel fundamental em especialização, integração e, principalmente, no fortalecimento do canal técnico por meio do estreitamento dos vínculos de confiança entre os operadores desta atividade. Nesta edição contamos, ainda, com o aperfeiçoamento de nosso modelo pedagógico de ensino, com apoio de participantes dos cursos de 2019 e 2020 ”, explica Couto.

 

Para a aluna e oradora da turma, delegada Mariana Borges, o corpo docente, composto por servidores de diferentes órgãos, como Polícia Militar, Detran e Polícia Civil (PCDF), foi primordial para melhor aproveitamento durante as aulas. “Todo o corpo de coordenadores e instrutores era extremamente dedicado e atencioso, com notório saber e entusiasmo ao ensinar”, completa.

 

A cerimônia de encerramento ocorreu nesta sexta-feira (26), no auditório do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e contou com a participação do secretário executivo da SSP-DF, delegado Milton Neves, e gestores da SSP/DF.

 

Lançamento da logomarca

Durante o encerramento da terceira edição do Cisp 2021, foi lançada a logomarca da Subsecretaria de Inteligência (SI), da SSP-DF. O coordenador de Assuntos Institucionais da SI e aluno do Cisp 2020, tenente-coronel Marcus Vinícius Antunes, falou do processo de criação do símbolo. “A criação de uma logomarca representa pessoas, anseios, projetos e tudo aquilo que uma instituição quer alcançar”, conclui.

 

Edição: João Roberto

Fotos: Flávio Alves