Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/20 às 17h09 - Atualizado em 15/04/20 às 17h13

SSP/DF apoia ação do Sanear

COMPARTILHAR

Nicole Vasconcelos, da ASCOM – SSP/DF

 

 

Uma das ações do programa Sanear/DF, além da prevenção ao coronavírus, é o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue e chikungunya, em conformidade ao Decreto emergencial publicado pelo Governo do Distrito Federal. Lançado em 31 de março, o Sanear já passou por Ceilândia, pelo Sol Nascente/Pôr do Sol e Samambaia. Agora, atua no Plano Piloto.

 

A previsão é retirar cerca de vinte carcaças de veículos das ruas de Samambaia nesta quarta-feira (15), principalmente os que estão sem o devido cuidado de seus proprietários acumulando água, colocando assim a saúde da população em risco.

 

As carcaças estão sendo levadas para o depósito do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), onde, periodicamente, serão inspecionadas por equipes da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival). Dezesseis servidores fazem parte do grupo de hoje.

 

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Anderson Torres, afirma que não medirá esforços para que as equipes façam o trabalho de recolhimento dos veículos, que são vetores para proliferação das larvas do mosquito, por acumularem água em seu interior.

 

O Sanear/DF, proposto pela Secretaria Executiva das Cidades, vinculada à Secretaria de Governo, e pela Dival a partir do Decreto nº 40.550, de 23 de março de 2020, tem como objetivo, além de reforçar o combate a pandemia provocada pelo coronavírus por meio de higienização de ambientes, eliminar doenças causadas por arboviroses, como dengue, febre amarela, zika e febre chikungunya.

 

Apoiam a ação as secretarias de Segurança Pública (SSP/DF), Comunicação, Transporte e Mobilidade, Políticas Públicas e Educação, além das administrações regionais do DF, DF Legal, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamento de Trânsito (Detran/DF), DER e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

 

 

Edição: João Roberto