4/04/18 às 16h27 - Atualizado em 29/10/18 às 12h56

SOS Criança DF terá função permanente

O SOS CriançaDF, telefone com whatsapp, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, criado para ajudar a localizar crianças perdidas em grandes eventos de rua, passa a funcionar e caráter permanente. Ou seja, é importante que o número (61 99212-7776) fique salvo no celular, sobretudo, de pessoas que tenham filhos pequenos.

E como já está valendo, os casos de crianças perdidas, abandonadas ou que estejam sob algum tipo de situação de risco durante a encenação da paixão de Cristo, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF), poderão ser registrados pelo WhatsApp SOS CriançaDF. O tradicional evento cultural e religioso ocorrerá na próxima sexta-feira (30).

Pelo canal, quem encontrar alguma criança nessas condições deverá enviar mensagem de texto, foto, vídeo ou áudio para o telefone e se identificar. É importante que o adulto diga exatamente o ponto onde está com a criança e tente colher algumas informações, como o nome dela e dos pais ou responsáveis, além do número de telefone deles.

As mensagens enviadas via WhatsApp serão recebidas por profissionais de segurança que atuam na Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), onde chegam as ligações de urgência oriundas dos telefones 190 e 193.

“Esse tipo de iniciativa faz com que o nosso tempo de resposta diminua. Na mesma hora que recebemos a situação, localizamos a equipe policial ou outro profissional de segurança pública que estiver mais próximo para ir ao local”, explica o chefe da Ciade, Jose Carlos Medeiros.

Desde o carnaval, o SOS Criança DF está funcionando em tempo integral, ou seja, 24 horas por dia da semana.

Cuidado com os pequenos

Medeiros ressalta que em grandes eventos, como a Via Sacra no Morro da Capelinha, os pequenos ficam vulneráveis e, por isso, os pais devem ficar de olho. “Antes de sair de casa, é importante identificar as crianças com pulseiras contendo nome, endereço e telefone”. Outra dica é orientá-las para que, caso se percam, peçam ajuda aos bombeiros, policiais e agentes de trânsito.

Serviço:

Número para salvar no WhatsApp: (61 99212-7776)

Período de funcionamento: Permanente (dia e noite);

Responsável: Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do DF.

Ascom – SSP/DF