Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/21 às 20h48 - Atualizado em 6/02/21 às 8h14

👮🏽‍♀️👮🏼Solenidade de incorporação dos novos policiais militares

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

 

Alunos do Curso de Formação de Praças VII (CFP VII) participaram da cerimônia de incorporação à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) nesta sexta-feira (5). É nesta fase que os policiais são apresentados e assumem o compromisso policial militar.

 

A solenidade ocorreu no pátio do Centro Complexo de Ensino da Polícia Militar (CEPOM), em Taguatinga, e foi transmitia pelo canal do YouTube da corporação. O curso de formação dos 500 alunos – sendo 430 homens e 70 mulheres – teve início em dezembro de 2020. A previsão de término é em agosto deste ano.

 

“Vocês chegam para somar esforços em um momento muito importante, de cada vez mais integração e apoio entre nossas forças para continuarmos entregando os melhores índices para a sociedade do DF”, secretário Anderson Torres

“A Secretaria de Segurança Pública, junto ao Governo Distrito Federal, fez um grande esforço para nomeação e início do curso, mesmo diante das limitações no orçamento, principalmente num ano de pandemia. Este era um compromisso do governado Ibaneis Rocha e vocês chegam para somar esforços em um momento muito importante, de cada vez mais integração e apoio entre nossas forças para continuarmos entregando os melhores índices para a sociedade do DF”, destacou o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

 

Para dar início à formação, os alunos foram recebidos em dezembro com kit de prevenção ao coronavírus, contendo três máscaras de tecido, óculos de proteção e um frasco de álcool gel – conforme o protocolo de biossegurança criado pela corporação e aprovado pela Secretaria de Saúde (SES). A escola e as salas de aula também foram adaptadas para evitar aglomeração.

 

O curso é divido em três períodos: básico, intermediário e avançado. Ao final do básico, previsto para o final de março, os alunos já estarão aptos à prática operacional, ou seja, já reforçarão o policiamento nas ruas do DF com supervisão da coordenação.

 

A dedicação em ser policial militar foi ressaltada pelo comandante-geral da PMDF, Julian Rocha. “A partir de hoje vocês têm assumem o compromisso com a população do Distrito Federa e de honrar PMDF. Nos dedicamos muito, mas cada vida preservada, cada criança salva, cada patrimônio preservado vale todo nosso esforço”.

 

 

Os alunos terão 34 disciplinas, entre elas “Abordagem policial voltada para a prevenção da violência doméstica” e “Prevenção a Violência Doméstica”, que vão ao encontro das políticas de Segurança Pública do Distrito Federal.

O secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Paim, falou da importância da formação para a profissão. “Vocês estão recebendo não apenas a formação tático-operacional e leis pertinentes à profissão, mas também princípios, valores e a tradição em ser policial militar”, ressaltou.

 

A cerimônia contou ainda com a participação do chefe da Casa Militar, coronel Danilo Oliveira, do secretário executivo de Segurança Pública, Júlio Danilo,  deputado distrital Hermeto e comandantes da corporação.