gototop

Disque-Denuncia

O Disque Denúncia é uma arma determinante na luta pela redução da violência e crimes em todo o Distrito Federal. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) cujo propósito é mobilizar e envolver a sociedade na luta contra o crime e a violência no DF, além de colaborar com o trabalho das unidades de segurança e demais órgãos que compõem o Governo do Distrito Federal (GDF).

O serviço, criado em outubro de 1988, funciona 24 horas, de segunda-feira a domingo, e tem capacidade para receber 600 denúncias por dia pelos telefones 181 e (61) 3323-8855. Os atendimentos do Disque Denúncia têm caráter sigiloso. Ou seja, quem faz a denúncia é resguardado e não precisa se identificar.

Todas as informações que chegam ao Disque Denúncia são imediatamente encaminhadas – de acordo com a natureza de cada denúncia – aos órgãos envolvidos, onde serão checadas, investigadas e, se for o caso, solucionadas. Esse procedimento é feito sem envolvimento da pessoa que faz a denúncia.

O cidadão e a cidadã que entra em contato com o Disque Denúncia recebe um número de protocolo com o qual pode acompanhar o andamento da denúncia e fornecer mais informações sobre a mesma.

Objetivos

    Proporcionar agilidade e eficiência nas ações policiais
    Desencorajar a prática de crimes, abusos e ações anti-sociais, erradicando a sensação de impunidade em razão do constante monitoramento;
     Conscientizar a sociedade de que ela é a principal parceira dos órgãos governamentais na erradicação de crimes e no zelo por sua cidade.

Área de atuação                    

O Disque Denúncia recebe variados tipos de denúncias, que vão desde o registro de construções irregulares, invasões de terras públicas, depósitos de gás clandestinos e agressão ao meio ambiente, até o uso indevido de viaturas e outros eventos e situações que possam causar incômodo para a sociedade.

Resultados obtidos em 2011

Até o dia 31 de outubro de 2011 o Disque Denúncia recebeu 4.510 denúncias. Essas informações repassadas por cidadãos e cidadãs do DF possibilitaram aos órgãos de segurança a realização de prisão de criminosos, a elucidação de crimes, a apreensão de armas e drogas e a recuperação de veículos e objetos furtados e roubados. As informações permitiram ainda a recaptura de foragidos do sistema prisional, o encaminhamento de casos de abusos contra crianças, idosos e vulneráveis aos Conselhos Tutelares, o fechamento de depósitos de gás (GLP) clandestinos, além do combate a invasões de solo e de ameaça ao meio ambiente.


Metas para 2012

    Divulgar o Disque Denúncia com o envolvimento de todos os órgãos governamentais e da sociedade civil organizada por meio de ações mais efetivas de comunicação e marketing
    Estimular o envolvimento e a participação da população por meio de ações maciças de comunicação e marketing e do estabelecimento de parcerias com associações de bairro promovendo palestras nas reuniões dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs)
    Informar o número de denúncias solucionadas e a redução do tempo entre o recebimento da denúncia e a investigação total
    Aumentar a capacidade da central de telefonia do serviço e de todo setor operacional para elevar o número de denúncias recebidas.


Coordenador do Disque Denúncia: Gilvan Soares Mascarenhas

 

RADIO SSP

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Serviços Disque-Denúncia