28/12/18 às 17h10 - Atualizado em 28/12/18 às 17h10

Segurança reforçada para posse do governador

João Roberto, Adriana Machado e Orisley Guedes

O esquema de segurança para a posse do governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi planejado para os três locais em que o ato será celebrado: no Santuário Dom Bosco, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e no Palácio do Buriti. Assim como para o evento da posse federal, na do DF o Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF), funcionará de forma plena, com 30 agências integradas, inclusive com órgãos federais.

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da SSP/DF, e o Esquadrão de Bombas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) farão varredura nos três locais da posse para prevenir eventuais riscos à população.  O Regimento de Polícia Montada e motociclistas do Batalhão de Trânsito farão a escolta da comitiva do chefe do Executivo local a partir da residência do governador eleito, e percorrerá todo o trajeto entre o Santuário, a Câmara Legislativa do DF e o Buriti. Nos locais ainda haverá policiamento fixo, com linhas de policiais e equipes especializadas. Cerca de 2 mil policiais participarão do esquema.

O Corpo de Bombeiros atuará também nos três momentos da posse do Executivo local com viaturas de atendimento emergencial e de salvamento posicionadas em locais estratégicos, como nas proximidades da estrutura que será instalada na Praça do Buriti, por exemplo. Serão 66 bombeiros e seis viaturas na operação.

Devido à posse presidencial que ocorrerá no mesmo dia, as delegacias da Criança e do Adolescente, da Mulher e a 1ª e 5ª Delegacias de Polícia terão o efetivo reforçado para atender a população. Haverá também o emprego de agentes de polícia nos locais destinados a posse do governador eleito. Policiais da Divisão de Operações Especiais (DOE) e de Operações aéreas estarão de prontidão para atuar em ambas as posses.

Esquema de trânsito

O trânsito nas proximidades do Palácio do Buriti terá alterações na manhã de 1º de janeiro, em razão da cerimônia de transmissão de cargo do governador Rodrigo Rollemberg para o governador eleito, Ibaneis Rocha.

A missa no Santuário Dom Bosco está marcada para às 8h. Não haverá mudanças no trânsito nas proximidades do local, mas os motoristas deverão estar atentos à movimentação de veículos na lateral da igreja (ligação entre a W3 e W4 Sul), onde haverá o embarque e desembarque.

Já na CLDF, onde a cerimônia está marcada para às 9h30, a faixa da direita, entre a sede do Poder Legislativo local e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), será exclusiva para os participantes do evento, a partir das 8h. O estacionamento em frente à Câmara será destinado à imprensa e o do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estará reservado para convidados.

Haverá uma pequena intervenção na S1, em frente à CLDF, após o término da cerimônia na Casa para o deslocamento do governador e do vice-governador, Paco Britto, ao Palácio do Buriti. Entre a CLDF e o Palácio Buriti, será montado um ponto de travessia de pedestres, sob a coordenação dos agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF).

Para o último ato, em frente à Praça do Buriti, o trânsito na via N1 será bloqueado na frente do Palácio a partir das 10h. No mesmo horário, o trânsito será desviado para a lateral do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e seguirá pela pista atrás do Palácio do Buriti, que terá o sentido único invertido (subindo).  Depois, passará em frente à Terracap, retornando depois para a via N1.

O estacionamento lateral do Palácio será reservado para autoridades, já o do anexo do Palácio poderá ser utilizado pelo público, assim como o da Terracap.

Segurança reforçada para posse do governador. Veja também como fica o trânsito: