Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/18 às 11h11 - Atualizado em 14/06/18 às 11h57

Segurança Pública será avaliada pela população do DF

COMPARTILHAR

Adriana Machado

 

 

De porta em porta, equipes contratadas pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social irão ouvir cerca de cinco mil moradores, até agosto, em todas as regiões administrativas. O objetivo é saber o que a população pensa sobre serviços prestados pelas forças de segurança e à política do Programa Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida. Esta é a terceira edição da Pesquisa Distrital de Segurança Pública. A novidade, neste ano, está em avaliar a sensação de insegurança, que difere do crime em si.

 

“Apesar de constatarmos a redução da criminalidade, atualmente a sensação de segurança não segue a mesma tendência. Com as informações vamos poder avaliar outros quesitos que não chegam por meio das ocorrências”, explica o subsecretário de Gestão da Informação, Marcelo Durante.

 

Os dados coletados durante as entrevistas farão parte da base de dados da SSP/DF a fim de orientar as ações de governo para reduzir a criminalidade e as desordens públicas, que influenciam na percepção de medo das pessoas.

 

Os primeiros locais a receberem os entrevistadores, serão Jardim Botânico, Asa Norte, Brazlândia e Ceilândia. A partir da próxima semana, eles estarão em São Sebastião, Taguatinga, Riacho Fundo I e Lago Norte.

 

No questionário, que será aplicado pessoalmente pelos entrevistadores e deverá durar em média 20 minutos, o cidadão irá informar:

– As características pessoais e do local onde vive;

– A avaliação dos órgãos de segurança;

– A sensação de segurança.

 

A pesquisa também terá perguntas direcionadas para a rapidez e a qualidade no atendimento emergencial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a abordagem em revista pessoal realizada durante as operações policiais, além de ações de trânsito e blitzen feitas pelo Departamento de Trânsito (Detran/DF). Em anos anteriores, a Pesquisa Distrital de Segurança Pública foi realizada em 2015 e 2017.

 

CRACHÁ E UNIFORME

A população deve ficar atenta à apresentação dos entrevistadores, que estarão uniformizados e irão apresentar uma carta e o crachá de identificação. Em caso de dúvida, o cidadão poderá confirmar os dados por meio dos telefones: 3441.8668 ou 99246.0105.