Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF e Ministério da Justiça
O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), delegado Júlio Danilo Ferreira, participou, nesta segunda-feira (29), da entrega realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública de 108 veículos utilitários aos estados e Distrito Federal. O objetivo é a valorização, proteção e qualidade de vida dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Os carros serão destinados às ouvidorias do SUSP e também aos centros de reabilitação e atenção aos profissionais de segurança pública locais. O DF recebeu quatro viaturas.
A entrega simbólica foi feita pelo ministro da Segurança Pública, André Mendonça. O secretário Nacional de Segurança Pública do MJSP, Carlos Paim e ouvidor-geral da pasta, Ronaldo Bento, também estiveram presentes na solenidade.
Para o secretário-executivo da SSP/DF, a entrega demonstra a importância que o MJSP vem dando ao SUSP e ao plano Nacional de Segurança Pública. “Estamos sempre buscando novos equipamentos e tecnologia para monitoramento e inteligência, mas a entrega de hoje mostra também a importância que deve ser dada aos profissionais da área”.
No âmbito do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), cada estado será contemplado com três veículos – totalizando 81 veículos. Eles serão destinados aos centros de reabilitação e readaptação e de atenção biopsicossocial, ou a unidades similares, da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
“Trabalhamos para atender o pleito dos estados e se aproximar da realidade dos policiais”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Paim.
Ouvidorias
Parte dos veículos – 27 – serão utilizados exclusivamente para as unidades de ouvidoria de Segurança dos Estados e do Distrito Federal. É a primeira vez que o Governo Federal investe em governança pública, priorizando os mecanismos de controle da atividade policial.
“A entrega vai contribuir para reforçar o monitoramento permanente de atividade policial, dar agilidade no recebimento e na apuração das denúncias por práticas indevidas cometidas profissionais de segurança pública e defesa social”, afirmou o ouvidor-geral do MJSP, Ronaldo Bento. Ainda de acordo com ele, será mais fácil prestar serviços para a sociedade oferecendo, aos gestores públicos, retornos, apontamentos e avaliações permanentes sobre políticas públicas implementadas.