Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/19 às 13h29 - Atualizado em 29/10/19 às 14h33

⚠Segurança Pública divulga planejamento operacional para cemitérios no Dia de Finados

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

No próximo sábado (2), Dia de Finados, os seis cemitérios do Distrito Federal — localizados na Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga —, receberão reforço no policiamento e ações de trânsito. As unidades estarão abertas para visitação das 7h às 19h.

 

No domingo (3), a ação se repete, não com o mesmo aparato policial e interdições no trânsito. O policiamento será mantido e haverá policias e agentes nas imediações dos cemitérios para controle do trânsito.

 

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará o reforço do policiamento nas imediações dos cemitérios em todas as regiões. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deixará viaturas nos estacionamentos para facilitar atendimentos, caso necessário. De qualquer forma, a orientação é ligar para o 193 em casos de emergência.

 

Trânsito

No cemitério Campo da Esperança (Asa Sul), onde há maior movimentação, a entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade – ao lado do templo da Legião da Boa Vontade – LBV. Um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo à parada de ônibus, ficará aberto para atender os visitantes que chegarem ao local. O outro permanecerá fechado por não haver estacionamentos próximos. Todos os acessos estarão sinalizados pelos órgãos de trânsito.

 

Uma alternativa, implantada no último ano, é a passagem pelo portão em frente ao estacionamento 6, no Parque da Cidade. “Essa alternativa aos visitantes surtiu um efeito bastante positivo. O estacionamento é amplo, com 800 vagas, e durante todo o dia policiais militares estarão no local auxiliando na travessia dos pedestres, o que reduz o perigo de acidentes e dá maior comodidade à população”, explicou o subcomandante do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã Souza.

 

O trânsito nas proximidades do cemitério terá sentido único. Os retornos na altura do setor hospitalar estarão todos fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na Estrada Parque Polícia Militar (EPPM), via em frente ao Setor Policial Sul, deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do Setor Hospitalar Sul (SHS), ao lado do Hospital Santa Lúcia.

 

O condutor não poderá fazer a volta no balão em frente ao cemitério, que estará parcialmente bloqueado. “Neste ponto haverá apenas duas saídas, à esquerda, para quem for seguir para a EPPM, e à direita, para quem seguir para o sentido norte”, completou Edvã.

 

O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência e idosos. Para utilizar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran/DF. 

 

A PMDF também coordenará as ações de trânsito nos arredores dos cemitérios de Sobradinho e Planaltina. O Departamento de Trânsito (Detran/DF) será responsável pelo trânsito nas vias urbanas que dão acesso aos cemitérios de Taguatinga e Brazlândia. No Gama, a ação será coordenada pelo Detran em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

 

Nas proximidades do cemitério de Taguatinga serão implantadas travessias de pedestres, coordenadas por agentes de trânsito. A área destinada ao embarque e desembarque será no estacionamento em frente ao cemitério, que funcionará com fluxo em sentido único para facilitar a fluidez. A via de acesso ao cemitério, pelo setor de oficinas, ficará parcialmente interditada e o controle de acesso à área interna do cemitério ficará sob a responsabilidade de funcionários da empresa administradora do local, identificados com coletes.

 

O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran/DF, Francisco Saraiva, orienta que condutores redobrem a atenção nas proximidades dos cemitérios. “Esta medida é uma medida necessária. Além disso, é importante que os visitantes estacionem em locais corretos para não atrapalhar o fluxo de veículos e a circulação de pedestres, que também deverão estar atentos e façam travessias somente nos locais controlados por agentes de trânsito”

 

Os cemitérios de Brazlândia e Planaltina não possuem estacionamento interno. Portanto, o acesso de veículos será restrito às pessoas com deficiência e às viaturas. Os demais condutores deverá utilizar local apropriado para não prejudicar a circulação de veículos e pedestres.

 

A via de acesso ao cemitério, a DF-475, será fechada pelo DER para o acesso de veículos, exceto aos de emergência, policiamento, condutores com mobilidade reduzida e imprensa. As equipes do Detran atuarão em apoio ao DER, na Avenida Contorno do Gama, altura da rotatória de ligação à DF 475. Os agentes auxiliarão na travessia de pedestres, embarque, desembarque e estacionamento de veículos. Uma das faixas à direita da via ficará fechada para garantir o deslocamento dos pedestres até a DF-475 em segurança.

 

Na Asa Sul, Taguatinga, Gama e em Sobradinho serão disponibilizadas, pela concessionária que administra os cemitérios, vans aos visitantes para transportá-los gratuitamente para facilitar a entrada dos pedestres.

 

Edição: Lanna Morais

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.