Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/19 às 20h47 - Atualizado em 28/05/19 às 18h22

?Reunião dos Presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança

COMPARTILHAR

 

Nicole Vasconcelos, da Ascom – SSP/DF

 

O Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Anderson Torres, participou, nesta quinta-feira (23), de uma reunião com presidentes dos CONSEGs, Conselhos Comunitários de Segurança. Por meio dos Conselhos, são adotadas medidas preventivas para que seja mantida a ordem e a segurança, fazendo respeitar os direitos das pessoas.

 

“Uma coisa que eu acho fundamental é a integração dos CONSEGs com as Administrações Regionais, discutindo os problemas da Segurança Pública. A gente está fazendo um trabalho conjunto”, afirma Torres.

 

A Chefe da Assessoria Especial da SSP/DF, delegada Nélia Vieira, coordenadora do evento, fala da importância das reuniões dos CONSEGs. “Os Conselhos de Segurança Pública fazem parte da política do Governador Ibaneis e são a voz da comunidade. Este é o momento (referindo-se às reuniões) em que os presidentes representantes das comunidades locais trazem os seus anseios para o Secretário de Segurança Pública. A comunidade é uma grande parceira da segurança pública”, diz Nélia.

 

“O que eu acho importante é não só cobrar. Acho que a gente tem que ouvir o Secretário, a Dra. Nélia e os colegas. Temos que fazer a nossa parte, o presidente da comunidade tem que movimentar a cidade”, expõe a Presidente do CONSEG do Recanto das Emas, Águida Vieira Maciel. “O nosso efetivo, no Recanto, das polícias militar e da civil, fazem um trabalho muito bom dentro da cidade. Trabalho incansável. A gente faz juntos: o CONSEG, interagindo com a comunidade, com as Polícias, Corpo de Bombeiros e Administração. Nosso trabalho é compartilhado”, completa a presidente.

 

“Acho que esta aproximação com a secretaria fortalece o nosso trabalho. E fortalecer o trabalho dos CONSEGs é fortalecer também a sociedade, dar mais condições de segurança. Nós tivemos um avanço nos últimos dois anos, e com a criação da assessoria especial para os CONSEGs, creio estarmos em um processo de evolução. O novo decreto, a implementação no SEI, isso tudo possibilita um acompanhamento, permitindo que as demandas sejam atendidas com maior agilidade. Acredito que todo mundo ganha com isso”, afirma a representante da – FECONSEG – Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, Flávia Portela.

 

O Secretário fala da minuta do Anteprojeto de Lei que cria o Dia do Conselheiro de Segurança do Distrito Federal, incluindo no calendário oficial de evento do Distrito Federal a data e do Novo Decreto que dispõe sobre os Conselhos Comunitários de Segurança, ambos sob análise jurídica.

 

“Acho importante a gente marcar a data, isso vai formalizando os Conselhos, vai institucionalizando, trazendo respaldo legal para a atuação dos presidentes. Eu sei da importância dos CONSEGs, eu valorizo muito isso, os senhores são nossos olhos no Distrito Federal como um todo”, explica Torres.

 

Outro assunto da pauta foi a criação no SEI – Sistema Eletrônico de Informações – de um processo para cada CONSEG, onde eles podem incluir as demandas, objetivando a efetividade no andamento e disponibilizando o acompanhamento por cada Conselho. “Isso vai reforçando o nosso trabalho, principalmente o das Forças de Segurança”, completa o secretário.

 

Edição: Orisley Guedes

Fotos: Maurício Araújo