11/08/20 às 12h00 - Atualizado em 11/08/20 às 15h09

🚨Quinto mandamento: Mais de 300 abordagens policiais foram realizadas

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

A operação integrada 5º Mandamento, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), foi realizada no último final de semana no Gama, Plano Piloto, Santa Maria, Sobradinho II e Itapoã. Com foco na redução de crimes violentos contra a vida, foram realizadas mais de 300 abordagens pessoais entre sexta (7) e domingo (9). A operação é de caráter contínuo e reúne as forças de segurança – Polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran/DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – e outros órgãos, como DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

Cerca de 180 servidores participaram da operação, que resultou na prisão em flagrante por porte de munição e posse de pequena quantidade de drogas. Durante as abordagens realizadas conjuntamente entre a PMDF e a PCDF, foram consultados antecedentes criminais das 311 pessoas abordadas. A Divisão de Operações Especiais (DOE), da PCDF, apoiou toda a ação.

“A 5º Mandamento faz parte de uma série de ações estratégicas da SSP/DF para manter o índice de redução de crimes contra vida. O último mês foi considerado o mês de julho em que o maior número de vidas foram poupadas em 21 anos. Queremos manter esses índices em queda e levar ainda mais segurança para a população do Distrito Federal”, argumenta o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

O Detran/DF realizou 179 autuações de infração diversas, carteiras vencidas ou não habilitados. Dois veículos foram recolhidos ao depósito. O DER/DF realizou 12 notificações de trânsito.

Vinte e nove estabelecimentos foram fiscalizados pelo DF LEGAL. Destes, oito apresentaram inconsistências no funcionamento e foram autuados. Dois outros comércios foram fechados, pois havia aglomeração de pessoas sem máscaras de proteção individual, em descumprimento a medidas de enfrentamento à Covid-19 estabelecidas pelo governo local.

Estabelecimentos comerciais também receberam orientações da equipe do CBMDF participante da operação.

Planejamento

A coordenação operacional da 5º Mandamento é feita pela Subsecretaria de Operações Integradas (SOPI), vinculada à SSP/DF. Os locais percorridos são definidos a partir de levantamento das Subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), da pasta, que mapearam locais, dias e horários e locais de maior incidência de cada crime.

“O objetivo é, além do policiamento ostensivo a pé e motorizado, realizarmos ações de vigilância sanitária e fiscalização de trânsito, com ações nos locais apontados pela análise criminal e apoio de tropas e forças especializadas da PMDF e PCDF”, contou o subsecretário de Operações Integradas, o coronel Márcio Vasconcelos.

A operação integrada faz referência ao mandamento bíblico: Não Matarás.

Edição: João Roberto