Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/20 às 18h28 - Atualizado em 13/11/20 às 18h29

🤝Programas e resultados da Segurança Pública local são apresentados ao ministro da Justiça

COMPARTILHAR

Nicole Vasconcelos, da Ascom – SSP/DF

 

 

Dados, reduções criminais e o trabalho das forças de segurança foram apresentados ao ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mandonça, durante visita técnica conduzida pelo secretário de Segurança Púbica do DF, delegado Anderson Torres, nesta sexta-feira (13). O secretário Executivo da SSP/DF, delegado Júlio Danilo, gestores da pasta e o secretário de Gestão e Ensino em Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Josélio Azevedo, também participaram do encontro.

 

As especificidades do Distrito Federal, assim como o efetivo da Segurança Pública – que chega a 25 mil pessoas –  foram apresentados ao ministro. “A segurança pública feita na capital do país é referência para o Brasil. Apesar do contexto político e diplomático existente em Brasília, por abrigar a Esplanada dos Ministérios, 130 embaixadas e a Penitenciária Federal, conseguimos desenvolver boas práticas e ações integradas que resultam em índices criminais com grandes destaques. Mesmo num cenário em que quase dobramos a população e decrescemos em números de efetivo policial, ainda assim conseguimos manter a sensação de segurança e os índices criminais em queda”, afirma o secretário de Segurança, Anderson Torres.

 

E completa: “Nosso grande desafio é fazer mais com menos. E, mesmo diante de dificuldades e falta de um efetivo adequado, garantimos policiamento em todas regiões do DF”.

 

Para o secretário, os dados positivos refletem o trabalho preventivo somado à retomada de ações repressivas, com operações contínuas em todo o DF. “O Crime Contra o Patrimônio é um tipo de crime que impacta diretamente na sensação de segurança da população. E garantir queda nesse grupo de naturezas criminais é levar tranquilidade ao trabalhador que consegue sair de casa mais tranquilo. Segurança Pública no DF é feita, atualmente, com repressão, inteligência e integração entre as força”.

 

O Ministro André Mendonça parabenizou o trabalho realizado pelo sistema de segurança pública do DF e pela gestão aplicada pela pasta. “O nosso desafio é, com muito pouco, conseguir resolver um problema estrutural da segurança pública existente em todo o país. E fico muito satisfeito em conhecer a estrutura e, principalmente, as excelentes práticas em segurança pública adotadas no DF. Sem dúvidas, são ideias que trazem mudanças de perspectivas e se tornam referência para os demais estados brasileiros”.

 

Segundo o Ministro, as forças de segurança do DF exercem um trabalho de excelência que o coloca como referência para o restante do país. “A segurança pública do DF tem todo nosso reconhecimento pelo respaldo do que tem feito para garantir a manutenção e reduções históricas nos índices criminais”.

 

Já o Secretário de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Josélio de Sousa, disse que o papel do Ministério da Justiça sempre será de articular e de ser um facilitador das ações. “A estrutura transversal adotada no DF tem reflexo direto nos bons resultados e nos índices criminais”.

 

Edição: Adriana Machado

Fotos: André Feitosa