Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/07/21 Ă s 15h08 - Atualizado em 13/07/21 Ă s 18h00

âœ‹đŸŒđŸ‘©đŸŸâ€đŸŠ±đŸ‘§đŸ»Programa Jornada Zero ViolĂȘncia contra Mulheres e Meninas Ă© lançado em Samambaia

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Com objetivo de divulgar e fortalecer a rede de enfrentamento da violĂȘncia de gĂȘnero, foi lançado na noite desta segunda-feira (12) o “Programa Jornada Zero ViolĂȘncia contra Mulheres e Meninas”, em Samambaia. A Secretaria de Segurança PĂșblica do DF (SSP/DF) Ă© parceira no programa, criado pela Secretaria da Mulher. O programa busca, ainda, reforçar os canais de denĂșncias disponĂ­veis e tambĂ©m apresentar Ă  comunidade os equipamentos de acompanhamento psicossocial, apoio e acolhimento das vĂ­timas, existentes em cada cidade.

 

“Este Ă© um tema prioritĂĄrio para a Segurança PĂșblica e para todo o Governo do Distrito Federal. Portanto, contar com mais este canal, nĂŁo apenas para divulgação, mas para o fortalecimento de toda a rede de enfrentamento da violĂȘncia de gĂȘnero Ă© essencial”, avalia o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, delegado JĂșlio Danilo.

 

Na prĂĄtica, a equipe do Jornada Zero irĂĄ disponibilizarĂĄ em cartazes e folders informativos, orientar a população sobre como denunciar casos de violĂȘncia contra a mulher, alĂ©m de esclarecer sobre onde procurar ajuda para a vĂ­tima e apresentar os serviços oferecidos pelos NĂșcleos de Atendimento Ă  FamĂ­lia e Autores de ViolĂȘncia DomĂ©stica (Nafavd), os Centros Especializados de Atendimento Ă  Mulher (CEAM), os Centros de ReferĂȘncia de AssistĂȘncia Social (CRAS), os Centros de ReferĂȘncia Especializados em AssistĂȘncia Social (CREAS), os Conselhos Tutelares; as Delegacias, alĂ©m de divulgar as açÔes do Programa de AssistĂȘncia Ă  ViolĂȘncia (PAV) e de Prevenção Orientada Ă  ViolĂȘncia DomĂ©stica e Familiar (Provid). “Objetivo de divulgar a rede de proteção Ă  mulher para população. Cada um pode ser agente de transformação e atuar nessa ação”, pontua a secretĂĄria da Mulher, Ericka Filippelli.

 

SecretĂĄrio Executivo de Segurança PĂșblica representou a SSP/DF no lançamento

O secretĂĄrio Executivo de Segurança PĂșblica, delegado Milton Neves, que representou a SSP/DF no lançamento do programa, falou da eficĂĄcia do programa nas regiĂ”es administrativas. “Esta Ă© a segunda cidade a receber o programa e nĂŁo tenho dĂșvida da importĂąncia dele ocorrer em cada regiĂŁo administrativa, dada a importĂąncia desta ação. A SSP/DF se coloca Ă  disposição como parceira”. Neves apresentou, ainda, açÔes da SSP/DF para o enfrentamento da violĂȘncia domĂ©stica. “Temos projetos que sĂŁo de extrema importĂąncia nesta temĂĄtica e, sem dĂșvida, o Jornada Zero ViolĂȘncia serĂĄ mais um canal de divulgação para a população, como por exemplo o monitoramento de vĂ­timas de violĂȘncia realizado pela Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas (DMPP), o Viva Flor e o excelente trabalho conduzido pela CĂąmara TĂ©cnica de Monitoramento de HomincĂ­dios”, completa.

 

Edição: Lanna Morais