Governo do Distrito Federal
13/07/21 às 15h08 - Atualizado em 13/07/21 às 18h00

✋🏼👩🏾‍🦱👧🏻Programa Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas é lançado em Samambaia

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Com objetivo de divulgar e fortalecer a rede de enfrentamento da violência de gênero, foi lançado na noite desta segunda-feira (12) o “Programa Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas”, em Samambaia. A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) é parceira no programa, criado pela Secretaria da Mulher. O programa busca, ainda, reforçar os canais de denúncias disponíveis e também apresentar à comunidade os equipamentos de acompanhamento psicossocial, apoio e acolhimento das vítimas, existentes em cada cidade.

 

“Este é um tema prioritário para a Segurança Pública e para todo o Governo do Distrito Federal. Portanto, contar com mais este canal, não apenas para divulgação, mas para o fortalecimento de toda a rede de enfrentamento da violência de gênero é essencial”, avalia o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

 

Na prática, a equipe do Jornada Zero irá disponibilizará em cartazes e folders informativos, orientar a população sobre como denunciar casos de violência contra a mulher, além de esclarecer sobre onde procurar ajuda para a vítima e apresentar os serviços oferecidos pelos Núcleos de Atendimento à Família e Autores de Violência Doméstica (Nafavd), os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), os Conselhos Tutelares; as Delegacias, além de divulgar as ações do Programa de Assistência à Violência (PAV) e de Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar (Provid). “Objetivo de divulgar a rede de proteção à mulher para população. Cada um pode ser agente de transformação e atuar nessa ação”, pontua a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

 

Secretário Executivo de Segurança Pública representou a SSP/DF no lançamento

O secretário Executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves, que representou a SSP/DF no lançamento do programa, falou da eficácia do programa nas regiões administrativas. “Esta é a segunda cidade a receber o programa e não tenho dúvida da importância dele ocorrer em cada região administrativa, dada a importância desta ação. A SSP/DF se coloca à disposição como parceira”. Neves apresentou, ainda, ações da SSP/DF para o enfrentamento da violência doméstica. “Temos projetos que são de extrema importância nesta temática e, sem dúvida, o Jornada Zero Violência será mais um canal de divulgação para a população, como por exemplo o monitoramento de vítimas de violência realizado pela Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas (DMPP), o Viva Flor e o excelente trabalho conduzido pela Câmara Técnica de Monitoramento de Homincídios”, completa.

 

Edição: Lanna Morais