Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/03/21 às 13h08 - Atualizado em 15/03/21 às 13h15

🚨🐕PM lança revista infantil para colorir com tema BPCães

COMPARTILHAR

Centro de Comunicação Social, da PMDF

 

revista de colorir

 

O Centro de Comunicação Social da PMDF lançou na última semana a 5ª edição da Revista Infantil para Colorir, Turminha da Polícia Militar. Desta vez a homenagem é para o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). A edição especial traz vários desenhos referentes ao trabalho da unidade, ensinando, de forma lúdica, como funciona os treinamentos, quais raças caninas são selecionadas para o serviço policial e quais tipos de ocorrência são atendidas.

 

Cada cão recebe treinamentos específicos de suas acordo com suas características, como os labradores que são especialistas em localizar substâncias entorpecentes devido seu excelente olfato e sua inteligência. A revista também ensina sobre os cuidados que se deve ter com os fiéis amigos caninos. Segundo o Comandante do BPCães é “muito importante mostrar para as crianças que os cães, além de serem nossos melhores amigos e excelente companhia, também podem ser um excelente policial.”

 

História do BPCães no Distrito Federal

O trabalho com cães na PMDF teve início como um grupo pertencente ao Batalhão Pioneiro (1º Batalhão da Polícia Militar) em meados de 1967/1968. Em 10 de março de 1971, com a criação da Companhia de Operações Especiais (COE), este grupo passou a denominar-se Pelotão de Cães, tendo à frente o então tenente Rocha como primeiro comandante. Em 1981, a COE foi transformada em Companhia de Polícia de Choque, mantendo-se o então Pelotão de Cães em sua estrutura.

 

Já em julho de 1999, o Pelotão de Cães transformou-se em Companhia de Policiamento com Cães, tendo em vista a transformação de Companhia de Choque em Batalhão de Operações Especiais.

 

Com a necessidade de modernização e, com vistas a concretizar o Planejamento Estratégico da PMDF, a Companhia de Policiamento com Cães transformou-se em Batalhão de Policiamento com Cães, em 14 de junho de 2011, tendo como seu primeiro comandante o major Escobar. Hoje, a Unidade é comandada pelo Major Reis e tem como slogan: “Junto a nós vive o cão fiel amigo!”

 

Baixe a cartilha aqui.