28/03/19 às 12h44 - Atualizado em 28/03/19 às 12h54

PCDF prende cinco homens durante Operação Luz na Infância 4

Divisão de Comunicação da Polícia Civil do Distrito Federal

A Polícia Civil do Distrito Federal participa, nesta quinta-feira (28), da Operação Luz na Infância 4 para cumprimento a mandados de busca e apreensão contra alvos no DF. A força-tarefa, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, envolve polícias civis do Distrito Federal e de 26 estados.

Desde as primeiras horas da manhã, 60 policiais da PCDF, lotados no Departamento de Polícia Especializada – DPE, sob a coordenação da Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA/PCDF, procuram acusados de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.

No Distrito Federal, cinco homens foram presos em flagrante. As prisões ocorreram em São Sebastião, Vicente Pires, Samambaia e na Vila Planalto. Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.

As ações simultâneas mobilizam um efetivo de mais de 1,5 mil policiais em todo o País. A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Inteligência e a Diretoria de Operações, ambas vinculadas à Secretaria de Operações Integradas do MJSP e as polícias civis dos estados e do Distrito Federal. Houve também colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement – ICE).