8/04/20 Ă s 20h46 - Atualizado em 8/04/20 Ă s 21h30

âœ‹đŸ‘© PCDF regulamenta o NĂșcleo Integrado de Atendimento Ă  Mulher

AgĂȘncia BrasĂ­lia

A PolĂ­cia Civil do Distrito Federal (PCDF) regulamentou a instalação do NĂșcleo Integrado de Atendimento Ă  Mulher (NUIAM), por meio da publicação da Portaria 35, de 03 de abril de 2020. Trata-se de mais uma iniciativa da instituição para enfrentar a violĂȘncia contra a mulher.

Os NĂșcleos fazem parte de uma parceria com outras instituiçÔes governamentais, alĂ©m de grupos da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. Os nĂșcleos visam prestar um atendimento mais humanizado e eficiente para amparar de forma mais adequada as vĂ­timas e proporcionar-lhes condiçÔes para interromper o ciclo de violĂȘncia.

A primeira delegacia do DF a receber o NUIAM foi a 29a DP (Riacho Fundo), onde foi criado um espaço exclusivo para acolher as mulheres vĂ­timas de violĂȘncia.

Na 29a DP, alĂ©m de efetuarem registro da ocorrĂȘncia, elas recebem acolhimento psicolĂłgico e assistĂȘncia jurĂ­dica e social, por meio de parcerias estabelecidas com Juizados de ViolĂȘncia DomĂ©stica e Familiar contra a Mulher (TJDFT), com as Promotorias de ViolĂȘncia DomĂ©stica e Familiar Contra a Mulher (MPDFT), com o Conselho Tutelar e com a Centro UniversitĂĄrio Unieuro.

Combate Ă  violĂȘncia contra a mulher Ă© uma das prioridades da SSP-DF | Foto: PCDF / Divulgação

“O combate Ă  violĂȘncia contra a mulher tem sido uma das prioridades da nossa gestĂŁo”, reitera o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica , Anderson Gustavo Torres, que menciona algumas açÔes da pasta.

“E ele tem se dado de diversas formas: aprimoramos nossas investigaçÔes, montamos minucioso banco de dados por meio de uma cĂąmara tĂ©cnica dedicada ao tema e, evidentemente, temos buscado aprimorar a qualidade do atendimento Ă quelas mulheres que forem vĂ­timas dessa covardia, como Ă© o caso dos NĂșcleos Integrados de Atendimento Ă  Mulher”, acrescentou.

“A intenção Ă© realizar uma busca ativa dos casos de violĂȘncia contra a mulher e recebĂȘ-la de forma diferenciada, em um ambiente separado da delegacia. Tudo para evitar que ela seja revitimizada  e dar forças para que ela supere a situação”, reforça o diretor-geral da PCDF, Robson CĂąndido da Silva.