23/02/21 às 18h00 - Atualizado em 26/05/21 às 15h11

­čÜťOpera├ž├úo DF Livre de Carca├žas ├ę realizada em Arniqueiras

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

A opera├ž├úo DF Livre de Carca├žas foi realizada, nesta ter├ža-feira (23), em Arniqueira. Ao todo, foram retiradas oito carros abandonados das ruas da regi├úo, chegando a 497 o total de material recolhido desde o in├şcio da Opera├ž├úo, em fevereiro de 2020. Neste m├¬s, as equipes estiveram em Samambaia, Plano Piloto, Sudoeste e Sobradinho.

A a├ž├úo integra a s├ęrie de medidas adotadas pelo GDF para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti ÔÇô transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Coordenada pela Secretaria de Seguran├ža P├║blica (SSP), a Opera├ž├úo re├║ne as secretarias de Cidades, Executiva de Pol├şticas P├║blicas e DF Legal, o Departamento de Tr├ónsito (Detran), a Pol├şcia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Diretoria de Vigil├óncia Ambiental (Dival) da Secretaria de Sa├║de (SES), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O secret├írio de Seguran├ža P├║blica, delegado Anderson Torres, acompanhou a opera├ž├úo nesta ter├ža-feira (25)

ÔÇťHoje estamos dando sequ├¬ncia ├á DF Livre de Carca├žas. Encontramos carros com focos de mosquito da dengue, que foram encaminhados para o dep├│sito. Essa opera├ž├úo pioneira compactua com Sala Distrital de Coordena├ž├úo e Combate ├á Dengue, do GDF, e mostra o comprometimento dos envolvidos, que juntos realizam h├í mais de um ano esse trabalho que prioridade para todo o governoÔÇŁ, destaca o secret├írio de Seguran├ža P├║blica, Anderson Torres.

Retirar os materiais das ruas contribui para o aumento da sensa├ž├úo de seguran├ža da popula├ž├úo, como explica Torres. ÔÇťOs carros abandonados podem servir como ponto para usu├írios de drogas ou esconderijos. Retir├í-los contribui com a tranquilidade de quem precisa passar por esses locaisÔÇŁ.

A administradora de Arniquiera, Telma Rufino, parabenizou a iniciativa. ÔÇťAgradecemos por ter atendido nossa regi├úo, mas reconhe├žo o quanto esse trabalho ├ę importante para todo o Distrito Federal, tanto para o combate ├á dengue, como para aumentar a seguran├žaÔÇŁ, avalia.

Identifica├ž├úo
A identifica├ž├úo dos carros ├ę feita pelos Conselhos Comunit├írios de Seguran├ža (Consegs). ÔÇťContamos ainda com o apoio da popula├ž├úo em geral, que envia a localiza├ž├úo das carca├žas, e tamb├ęm das administra├ž├Áes regionais, que s├úo fundamentais para a continuidade desta a├ž├úoÔÇŁ, valoriza o coordenador dos Consegs, Marcelo Batista.

PMDF deu apoio ├á a├ž├úo

Para contribuir com a identifica├ž├úo desses materiais, basta enviar um e-mail para┬áconseg@ssp.df.gov.br, com informa├ž├Áes que facilitem a localiza├ž├úo dos entulhos.

O material recolhido ├ę levado para o dep├│sito do 3┬║ Distrito Rodovi├írio, do DER, onde os agentes de Vigil├óncia Ambiental aplicam solu├ž├Áes na ├ígua parada e fazem o controle vetorial.

Em pouco mais de uma ano que vem sendo realizada de forma cont├şnua, a Opera├ž├úo ocorreu em Samambaia, Candangol├óndia, Guar├í, Sudoeste, Taguatinga, SIA, Plano Piloto, Parano├í, Ceil├óndia, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Sobradinho I, S├úo Sebasti├úo, N├║cleo Bandeirante, Arniqueira, Riacho Fundo II, Cruzeiro e Planaltina. Tamb├ęm foram contempladas as faixas de dom├şnio do DER, dos p├ítios da 15┬¬ e 19┬¬ delegacias de pol├şcia e do Setor de Oficinas Sul (SOF).

Confira o v├şdeo da retirada do material em Arniqueira:

Edi├ž├úo: Lanna Morais

Leia tamb├ęm...