14/06/19 às 16h24 - Atualizado em 14/06/19 às 19h09

🚨Operação Área Central: forças de segurança apresentam resultados de mais uma semana

Adriana Machado, da Ascom SSP/DF

Após mais uma semana da Operação Área Central, as forças de segurança apresentam os resultados alcançados com a ação integrada, que tem o objetivo de reduzir índices criminais, desordens ambientais e sociais e combater o transporte e o comércio ilegais na área central de Brasília. A ação faz parte do Plano Estratégico do DF 2019-2060 que prevê, para o eixo temático segurança, a implementação de algumas políticas específicas de gestão integrada e operacionalização de serviços.

Vinte agências do Governo do Distrito Federal e as forças de segurança participam da ação integrada, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF). O efetivo e ações são distribuídos com base em dados estatísticos e manchas criminais produzidas pela SSP/DF.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apreendeu quatorze menores. Dois homens foram detidos. Uma média de cem abordagens foram realizadas diariamente. Além do policiamento convencional, houve o reforço de cerca de trinta policiais diariamente e de tropas especializadas do Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Policiamento de Cães (BPCães), Rotam e Patamo.

Nesta semana, um homem foi preso com mandados de prisão pela equipe noturna, após abordagem. “Após a atitude suspeita de um homem que passava pela Rodoviária do Plano piloto, policiais o abordaram. Foi constatado que se tratava de um foragido da justiça, com mandado de prisão expedido por ter cometido dois estupros no estado de Goiás. Ele foi encaminhado para a 5ª Delegacia de Polícia”, disse o comandante do 6º Batalhão, responsável pela área, major Claúdio Peres.

De acordo com o comandante, somente na manhã desta sexta-feira (14), policias apreenderam cerca de 2 quilos de drogas, principalmente maconha.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) atuou com foco no combate ao transporte irregular de passageiros. Em alguns momentos, foram realizados patrulhamentos e operações de estacionamento para garantir a fluidez e ordenar o trânsito na região.

Foram feitas quatorze abordagens a veículos suspeitos de realizarem transportes irregulares. Três deles foram notificados. Vinte e uma autuações foram registradas, sendo a maioria por estacionamentos irregulares e uso do celular ao volante.

A 5ª Delegacia de Polícia, responsável pela área, registrou 50 ocorrências nesta semana. Dentre elas, 9 foram por furtos diversos, 9 por uso e porte de drogas, 4 furtos de veículos e 3 furtos de celulares.

A operação terá a duração de seis meses e, a primeira e segunda fases abrangem as imediações das Estações Rodoviária de Brasília e Interestadual, do Conic, Setor Comercial Sul, Torre de TV, Setores Bancários Sul e Norte, além do Conjunto Nacional (CNB).

O Centro de Operações Integradas de Brasília (Ciob) dará suporte com a utilização de câmeras de vídeo monitoramento. O Plano Estratégico do DF 2019-2060 também propõe propõe um aumento de 30% nas operações integradas no Centro.

Para o subsecretário de Operações Integradas, coronel Julian Pontes, a Operação é uma forma do Governo do Distrito Federar mostrar que prioriza o monitoramento feito pelo Centro e operações multiagências. “Uma única ação possui os eixos de segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço púbico e fiscalização. Assim, poderemos entregar à população do DF um ambiente sadio, seguro, limpo e organizado”, finalizou Pontes.

Edição: Antonio Lorenzo

Foto: Maurício Araújo