13/11/21 Ă s 20h35 - Atualizado em 14/11/21 Ă s 10h38

🚹 O menor nĂșmero de crimes contra a vida, em 22 anos

JoĂŁo Roberto, da Ascom – SSP/DF

O conjunto de polĂ­ticas adotadas pela Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP), dentro do programa DF Mais Seguro, fez com que o Distrito Federal atingisse, pelo segundo mĂȘs consecutivo, os menores nĂșmeros de vĂ­timas de homicĂ­dio e de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) dos Ășltimos 22 anos.

33% Índice de redução de latrocínios nos primeiros dez meses deste ano, em comparação com 2020

Levantamento feito pela secretaria mostra que em outubro o nĂșmero de vĂ­timas de CVLIs – categoria que engloba homicĂ­dios, latrocĂ­nios e lesĂ”es corporais seguidas de morte – foi de 36 casos. No comparativo com o ano passado, em que houve registro de redução recorde, a queda chega a 15,9% no acumulado dos dez meses deste ano.

OperaçÔes especiais, como o programa DF Mais Seguro, garantem a queda dos nĂșmeros na criminalidade no DF | Foto: Divulgação/SSP

O nĂșmero de vĂ­timas de homicĂ­dio Ă© o menor desde 2000, quando foram registrados 40 casos, sete a mais que este ano, com 33. No acumulado do ano, a redução de vĂ­timas desse crime Ă© de 14,9%, de 316 para 269. Isso significa 47 vidas salvas. Houve tambĂ©m redução de quase 17% nas tentativas desse tipo de crime, de 582 para 485 registros. No latrocĂ­nio, que recebe atenção especial da segurança pĂșblica, a queda foi de 33% nos primeiros dez meses deste ano em relação ao mesmo perĂ­odo do ano passado.

“O trabalho integrado das forças de segurança tem sido essencial para os resultados positivos”JĂșlio Danilo, secretĂĄrio de Segurança PĂșblica

“Em 2020, tivemos a menor taxa de homicĂ­dios dos Ășltimos 41 anos e nos tornamos a unidade da Federação com maior percentual de redução desses casos no Brasil”, comenta o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, JĂșlio Danilo. “Com o apoio do governador Ibaneis Rocha, estamos avançando com o programa DF Mais Seguro, que norteia as açÔes de segurança pĂșblica atĂ© o final de 2022. Com o retorno progressivo das atividades sociais, estamos intensificando o trabalho para melhorar ainda mais os nĂșmeros do ano passado.”

O secretĂĄrio destaca tambĂ©m a operação integrada Quinto Mandamento, que efetuou cerca de 12 mil abordagens, entre janeiro e outubro, em ĂĄreas crĂ­ticas do DF. “O trabalho integrado das forças de segurança tem sido essencial para os resultados positivos”, diz.

Destaque nacional

Em 2020, o DF teve a maior queda em valores percentuais: -13,4% comparado com o ano anterior. O registro vai na contramĂŁo do paĂ­s, que obteve aumento de 5,6%. Os dados sĂŁo do AnuĂĄrio Brasileiro de Segurança PĂșblica, divulgado passado pelo FĂłrum Brasileiro de Segurança PĂșblica (FBSP). No primeiro trimestre deste ano, de acordo com o Monitor da ViolĂȘncia – FBSP, USP e Portal G1, o DF figurou como a unidade da Federação com a maior redução de CVLIs do Brasil. De acordo com o estudo, a redução no DF chegou a 37%.

Crimes contra o patrimĂŽnio

Monitorados de forma prioritĂĄria pela SSP, os crimes contra o patrimĂŽnio (CCPs) marcaram queda nos primeiros dez meses de 2021. O roubo em transporte coletivo obteve a maior redução, de 38,5%, de 818 para 503 ocorrĂȘncias em todo o DF. No roubo a transeunte, houve 15,9% de redução.

O furto em veĂ­culo e os roubos a residĂȘncia, de veĂ­culo e em comĂ©rcio caĂ­ram 2,4%, 7,6%, 6,5% e 2,4%, respectivamente. A queda nesses tipos de infraçÔes representa 3,2 mil roubos e furtos a menos no Distrito Federal.

Edição: Adriana Machado