Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/11/20 às 18h51 - Atualizado em 10/11/20 às 19h09

🚨👩‍🦱🧒Novo espaço comunitário é inaugurado na Estrutural

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Moradores da Estrutura passarão a contar com um espaço de convivência, no Setor Oeste da cidade. A inauguração, que ocorrerá às 14h desta terça-feira (10), contará com apresentação de arte urbana e campanha educativa relacionada ao descarte de lixo, essencial para conclusão do trabalho de revitalização do ambiente, iniciado há um mês. O local foi revitalizado e passou por pintura de estacionamento, instalação de conjunto de mesas e cadeiras, inauguração de Ponto de Encontro Comunitário (PEC), varrição e lavagem do local e plantio de palmeiras e arbustos.

 

A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), e conta com a parceria com Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Administração Regional da Estrutural, Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Companhia Energética de Brasília (CEB), Serviço de Limpeza Urbana – SLU e voluntários locais.

“A iniciativa faz parte de um conjunto de ações integradas entre as forças de segurança pública e outros órgãos do Governo do Distrito Federal para o enfrentamento qualificado da criminalidade na região da Estrutural e para levar mais segurança e qualidade de vida para a população local”, argumenta o Secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

 

O local escolhido com base em análises criminais feitas pela Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI), da SSP/DF. O objetivo é que outros locais recebam a ação, a partir do próximo ano.

De acordo com o Subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Manoel Arruda, ainda estão previstas outras ações para o local. “Importante destacar que ainda estão previstas a ampliação da iluminação do ambiente e instalação de pergolado. A nossa intenção é que as pessoas fortaleçam vínculos comunitários realizando atividades coletivas e que se sintam seguras no local”.

 

Horta Comunitária
A população também participará do plantio de uma horta, que funcionará no Centro de Referência e Assistência (CRAS), que fica na frente do novo espaço de convivência. A EMATER dará as instruções à comunidade durante o evento.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pela gestão do Cras, da Estrutural, irá disponibilizar o espaço para que os jovens da comunidade sejam os responsáveis pelo manejo da horta. “Essa integração entre a comunidade e a equipe do Cras é muito importante para que os jovens passem a ser parte da unidade, fortalecendo esse vínculo e ampliando o acompanhamento socioassistencial décadas famílias”, destaca a secretária Mayara Noronha Rocha. “Sem contar que a comunidade passa a ter acesso a alimentos que garantem potenciais nutricionais, como prevê a política de segurança alimentar e nutricional”, enfatiza.

 

Edição: João Roberto