Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/05/18 às 7h30 - Atualizado em 29/10/18 às 12h56

Multas e taxas de veículos podem ser pagas com cartão de crédito

Vivian Azeredo

 

Proprietários de veículos poderão pagar multas e taxas de serviço, como exames médicos, com cartão de crédito, em até doze parcelas. O serviço está disponível, a partir desta segunda-feira (7), em todos os postos do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), do Na Hora e nas autoescolas credenciadas.

 

“A novidade tem como objetivo facilitar a vida do cidadão e possibilitar que ele transite pelas ruas do DF sem maiores problemas”, explica o diretor de Controle de Veículos do Detran/DF, Uelson Praseres.

 

O serviço também funciona pela internet (acesse aqui), desde que o cartão seja do dono do veículo – quem quiser poderá utilizar mais de um para dividir os débitos.

 

Outra opção é a de terceiros poderem pagar no lugar do proprietário. Para isso, a pessoa deverá apresentar um documento de identificação oficial e ir presencialmente a uma unidade mais próxima.

 

É importante lembrar que o parcelamento de multas e taxas dependerá do limite do cartão de cada usuário. Por enquanto, as bandeiras disponíveis são Mastercard, Visa e Elo.

Carros e licenciamentos serão liberados logo após o parcelamento da dívida. Já os serviços e transferências, após a quitação bancária, que ocorre no dia seguinte ao pagamento.

 

O que poderá ser parcelado no cartão de crédito:

 

– IPVA;

– Taxas de Licenciamento;

– Seguro DPVAT;

– Taxas de serviço do Detran/DF (Diárias, exames médicos, exame prático, credencial de estacionamento, entre outros;

– Multas aplicadas por outros órgãos (PMDF; PRF; DENIT; DER) que constarem no Registro Nacional de Infrações (Renainf), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).