Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/09/21 às 15h00 - Atualizado em 23/09/21 às 17h47

👮🏼‍♀️👮🏽‍♂️Metade dos policiais militares já receberam instrução do novo armamento

Centro de Comunicação Social, da PMDF

 

 

 

A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Centro de Treinamento e Especialização (CTEsp), já adaptou 50% de todo o efetivo com o novo armamento e calibre adotado pela Corporação, a CZ modelo P-10 calibre 9x19mm. São mais de 5 mil policiais já capacitados e muitos já portando o novo o armamento. As instruções tiveram início em junho de 2021 e vão até janeiro de 2022, com 31 semanas de instruções ininterruptas sob sol ou chuva. O Corpo de Instrutores da Subseção de Tiro (SsT) do CTEsp precisou de reforço para alcançar a meta. E o trabalho continua de forma árdua até que todo o efetivo esteja adaptado e portando a CZ P-10.

 

O calibre 9x19mm é o mais usado nas polícias de todo o mundo. Após 30 anos de uso do calibre .40, em 2015 a polícia americana voltou a usar o 9x19mm. A PMDF desde 2017 já usa este calibre no Batalhão de Operações Especiais – BOPE, estendendo agora para toda a Instituição. “Após anos de pesquisas em todo o mundo, aliamos um armamento de maior qualidade e robustez com munições de boa performance e melhor desempenho”, garantiu a chefe do SsT, a 1º tenente QOPMA Juliana.

 

Mais de 30 unidades do planejamento já foram capacitadas, iniciando com os policiais dos batalhões operacionais. O ST QPPMC Vanildo, o instrutor mais antigo, revela que o objetivo é “despertar no policial militar o treinamento continuado não só na área do tiro, mas também nas áreas relacionadas como abordagem e no uso de instrumentos de menor potencial ofensivo”.

 

Conheça o CTEsp

O Centro de Treinamento e Especialização (CTEsp) é uma unidade da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento (DEA), esta que é subordinada ao Departamento de Educação e Cultura (DEC) da PMDF. No Centro, são realizados os cursos técnicos para o treinamento e especialização do policial militar. Além da Subseção de Tiro (SsT), a unidade conta com mais 4 subseções: a Subseção de Atualização Técnica (SsAT); a Subseção de Abordagem (SsAT), a Subseção de Defesa Pessoal (SsDP) e a Subseção de Pilotagem Policial (SsPP). As 5 sessões já capacitaram em 2021 mais de 16 mil policiais militares em seus variados cursos, treinamentos e adaptações.