Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/18 às 12h31 - Atualizado em 29/10/18 às 12h51

Maio produtivo nas forças de segurança do Distrito Federal

COMPARTILHAR

Assessoria de Comunicação da SSP/DF

 

O Balanço da Segurança, apresentado na manhã desta sexta-feira (8), trouxe, além dos índices de criminalidade registrados no Distrito Federal, os resultados das ações das quatro instituições de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito e Corpo de Bombeiros Militar. O mês de maio foi produtivo.

 

O cerco contra motoristas embriagados, no mês passado, é constatado pelos números divulgados pelo Departamento de Trânsito (Detran) e pela Polícia Militar. Somente esta, notificou 1.434 condutores por estarem sob efeito de álcool. No acumulado dos cinco meses, foram mais de seis mil. Nas blitzen do Detran, pelo menos 1,8 mil motoristas foram autuados por alcoolemia, sendo 147 em flagrante.

 

Em maio, houve 6.523 operações de fiscalização somente do Detran, em que são verificados itens de segurança dos veículos, se o documento está em dia e ações com bafômetro. Outras 260 operações de trânsito foram feitas pela PMDF no mês e 1,3 mil no acumulado de janeiro a maio. A corporação ainda contabiliza 2,8 mil operações de transporte pirata no intervalo dos cinco primeiros meses do ano.

 

Em relação aos acidentes de trânsito, o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender 3.932 casos, somente em maio – média de 126 atendimentos por dia ou cinco por hora.

 

Situações policiais

Mais de trezentos quilos de drogas – maconha, crack e cocaína – e 2,3 mil outras substâncias, como LSD e ecstasy, foram apreendidas por equipes da PMDF até o mês de maio. Houve aumento nos flagrantes de adultos cometendo tráfico de drogas: passaram de 85 ocorrências em maio de 2017 para 102 este ano, segundo a PCDF. Em todo o ano, foram 521 flagrantes.

 

A PMDF deteve mais de 2,5 mil pessoas por suspeita de cometimento de crime, em maio e mais de 12 mil no acumulado analisado. Mais de 5,3 mil inquéritos foram instaurados ou concluídos somente em maio pela PCDF.  No acumulado, a marca é de 25,7 mil procedimentos como estes.

 

Desde a implantação do programa Fora da Rede, em outubro passado, a PCDF contabiliza o bloqueio de 3.213 celulares furtados e roubados. Fora isso, a PMDF conseguiu recuperar 122 aparelhos que haviam sido furtados, roubados ou frutos de receptação. No acumulado, foram 750.

 

Atendimentos

O Corpo de Bombeiros registra 5,2 mil ocorrências em maio. Na conta entram atendimentos pré-hospitalares, casos de incêndios residenciais e florestais, e outras situações de busca e salvamento.

 

Os detalhes da produtividade das forças de segurança pública estão disponíveis ao final da apresentação do Balanço da Segurança.