Igor Nogueira
Por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) promove a campanha “Junho Verde”. Ações de proteção aos recursos hídricos, à fauna e à flora do Distrito Federal serão intensificadas no período. O lançamento será no próximo domingo (10), no Parque de Águas Claras.
De acordo com o comandante do BPMA, major Souza Júnior, a cada semana um novo tema será trabalhado pelo Batalhão. “A primeira será voltada para o policial militar ambiental, com ações de valorização profissional. Depois, faremos ações direcionadas à população com foco na fauna, flora e recursos hídricos”, afirmou.
Duas operações estão previstas para o Junho Verde: a “Operação Voo Livre”, em que policiais irão libertar aves do cerrado apreendidas em cativeiros ilegais, e a “Operação Brutos”, que intensificará ações de combate aos maus tratos de animais.
A cerimônia de abertura da campanha será marcada pela comemoração dos 30 anos do Batalhão. Haverá distribuição de material didático, exposição de animais empalhados e atrações para crianças na sede do BPMA, no Parque de Águas Claras.
Investigação
A data comemorativa também marca a importância da denúncia de crimes ambientais, que por ter diversos tipos, têm penas que variam entre um a cinco anos de reclusão e multa.
“Não devemos esquecer que a natureza nos proporciona condições fundamentais para a nossa sobrevivência, por isso a denúncia é tão importante para que possamos coibir esses crimes e punir os autores”, lembrou a delegada-chefe Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema), Marilisa Gomes.