4/08/20 às 10h56 - Atualizado em 4/08/20 às 11h42

📊Julho tem o menor número de crimes contra a vida em 21 anos

Jọo Roberto, da Ascom РSSP/DF

O esforço conjunto das forças de segurança para combater a criminalidade no Distrito Federal, mesmo no cenário de pandemia, tem refletido diretamente nos índices criminais, ao analisar o comparativo com o mesmo período do ano passado. Levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) mostra que os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que agrupam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, atingiu a menor marca em 21 anos, com 27 vítimas. Não houve registros de latrocínio e lesão corporal seguida de morte no mês.

Já o número de vítimas de homicídio do mês passado é o menor desde 2002, quando foram registrados 26 casos, um a menos que este ano, 27. No acumulado dos primeiros sete meses a redução dos homicídios foi de 9,5% em relação ao mesmo período de 2019, de 246 para 223. No último mês a redução deste crime foi de 6,8% em relação a julho do ano passado.

A queda no número de crimes contra a vida vem se consolidando desde 2019, que no acumulado obteve a menor taxa de homicídios dos últimos 35 anos. De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres, os índices conquistados até agora são consequência do trabalho de inteligência, cruzamento de dados estatísticos, integração entre as forças e planejamento tático.

“Nosso objetivo principal é preservar vidas. Para isso, estabelecemos metas e avaliamos os resultados todos os meses. Isso nos traz sempre novos desafios, pois temos que superar sempre nossos próprios índices. Em agosto do ano passado, por exemplo, tivemos um número baixo de homicídios e, para manter a queda, temos que ser ainda melhores este ano. Com a autonomia e apoio que o governador Ibaneis Rocha vem nos dando, vamos conseguir continuar melhorando”, destacou Torres.

Redução de estupros, roubos e furtos
Nos primeiros sete meses do ano e também ao analisar somente o mês de julho deste ano, todos os seis Crimes Contra o Patrimônio (CCPs), monitorados de forma prioritária pela SSP/DF, apresentaram queda expressivas. No acumulado de janeiro a julho, os CPPs caíram 25,6% no comparativo com o mesmo período do ano passado. A redução representa 6.705 roubos e furtos a menos no Distrito Federal.

Dos crimes analisados, o roubo em transporte coletivo foi o que mais caiu no acumulado e no mês. Nos sete meses a queda foi de 33,7%, de 931 para 617 casos este ano. No mês de julho a redução foi ainda maior, de 66%, de 191 em julho de 2019 para 65 no mês passado. Os roubos a transeunte, de veículo, em comércio, em residência, bem como o furto em veículo caíram 31,8%, 44,1%, 32,4%, 11,4% e 38,4%, respectivamente, no comparativo dos meses de julho deste ano com 2019.

Os estupros também marcaram queda nos últimos sete meses, com 21,2% de redução em relação ao mesmo período de 2019, de 391 para 308 registros este ano.

Quinto Mandamento
A SSP/DF iniciou, no último fim de semana, uma série de operações integradas por todo o DF, como parte de um pacote de ações estratégicas da pasta para manter o índice de redução de crimes violentos contra a vida, conquistados desde o ano passado.

“Faremos operações todos os finais de semana intercalando entre a 5º Mandamento e a Vita Salutem, que já vinha sendo realizada no mesmo formato, de forma integrada, mas com foco em crimes cometidos nas imediações de estabelecimentos comerciais. As duas ações são complementares e têm caráter permanente”, destacou Torres.

No último fim de semana, a operação ocorreu em Samambaia e Ceilândia. A 5º Mandamento faz referência ao mandamento bíblico: Não Matarás.

Edição: Camila Vidal

Fotos: Felipe Oliveira